AS REPRESENTAÇÕES DO CORPO FEMININO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNAS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Leila Salvini
  • Mauro Myskiw Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6515

Palavras-chave:

Body Manipulations, Representation, Social Image, Female Students, Physical Education

Resumo

Partindo do fato de que os corpos de maneira geral estão cada vez mais expostos na sociedade atual, esse estudo objetiva compreender quais são as manipulações de imagem utilizadas pelas alunas para fazer valer sua representação, e como esse fato se apresenta nas aulas de educação física. Trata-se de uma abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados a partir de observações não participantes e entrevistas semi-estruturadas, analisados de acordo com a técnica de codificação e categorização. Os resultados, considerando cara e linha, são apresentados em três categorias distintas, e concluem que as alunas “cuidam de si” seja para os outros ou pra si mesma, explicita ou discretamente, e que o anseio por exibir (ou não) o corpo se reflete no modo de participar das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Salvini

Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Mauro Myskiw, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Educação Física (UNIOESTE), mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM), mestre em Administração (UFSM), doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Publicado

2009-11-30

Como Citar

SALVINI, L.; MYSKIW, M. AS REPRESENTAÇÕES DO CORPO FEMININO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNAS DO ENSINO MÉDIO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i3.6515. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6515. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais