A ginástica como atividade extracurricular na escola: combinando saberes da ginástica acrobática, da acrobacia coletiva e da ginástica para todos

COMBINING KNOWLEDGE OF ACROBATIC GYMNASTICS, COLLECTIVE ACROBACY AND GYMNASTICS FOR ALL

Autores

  • Laura Ribeiro Tostes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, lautostes@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4284-4319
  • Fernanda Raffi Menegaldo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, fernandamenegaldo@hotmail.com
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, bortoleto@fef.unicamp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.60546

Palavras-chave:

Educação Física, Ginástica, Acrobacia Coletiva, Pedagogia

Resumo

Neste estudo de caso, analisamos o ensino da Ginástica como prática extracurricular em uma escola privada da cidade de Piracicaba (SP) a partir de observações não-participantes e entrevistas semiestruturadas. Concluímos que, embora seja divulgado como Ginástica Acrobática (GACRO), o projeto combina características da Acrobacia Coletiva e da Ginástica para Todos, contexto que fica evidente com a flexibilização das regras esportivas da GACRO e adequação da prática ao âmbito escolar. Destacamos ainda a formação das professoras responsáveis e suas motivações, o perfil dos alunos, o período de permanência, as atividades propostas e a participação em eventos – dados levantados com intuito de potencializar uma prática pedagógica inclusiva que contribui para o processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Raffi Menegaldo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, fernandamenegaldo@hotmail.com

Graduada em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP) nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Mestranda em Educação Física na área de Educação Física e Sociedade (2016-2018) na FEF-UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica - GPG e do Grupo de Estudos de Educação Física no Desenvolvimento Infantil - GEEFIDI, ambos da Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP. Integrante do Grupo Ginástico UNICAMP. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq no período de 2012-2013 e PIBIC/SAE - UNICAMP no período de 2014-2015, ambas na área de concentração Educação Física e Sociedade. Ex-atleta e professora de Ginástica Rítmica.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

TOSTES, L. R.; MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. A ginástica como atividade extracurricular na escola: combinando saberes da ginástica acrobática, da acrobacia coletiva e da ginástica para todos: COMBINING KNOWLEDGE OF ACROBATIC GYMNASTICS, COLLECTIVE ACROBACY AND GYMNASTICS FOR ALL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.60546. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/60546. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais