Avaliação qualitativa das técnicas de natação

Uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Jéssica Vidal Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, jessica.vidal_92@hotmail.com
  • Renato Cavalcanti Novaes Marinha do Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, rennovaes@hotmail.com
  • Silvio Telles Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, telles.ntg@terra.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59382

Palavras-chave:

Natação; Avaliação; Aprendizagem Motora; Habilidade motora; Revisão sistemática

Resumo

O objetivo desta revisão sistemática é identificar os métodos de avaliação para a aprendizagem da natação que são utilizados/propostos na literatura. Foram avaliados estudos  nas bases Pubmed, Scielo e Lilacs. Quinze estudos foram selecionados e os resultados indicam que: os instrumentos avaliativos adotados atendem satisfatoriamente os critérios de validade científica; as amostras utilizadas são predominantemente de crianças; os estudos dão preferência aos questinários tipo checagem e à utilização de vídeos; os itens são demasiadamente longos para aplicação prática; a relação tempo/fadiga é desconsiderada na descrição. No final, realizamos sugestões para futuras pesquisas e para a avaliação da natação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Cavalcanti Novaes, Marinha do Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, rennovaes@hotmail.com

Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Especialização em Treinamento Despotivo pela UFRJ (2007). Foi professor e coordenador de Educação Física na Escola Sesc de Ensino Médio. Desde 2008 é professor de Educação Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da rede Federal da Marinha do Brasil (Centro de Instrução Almirante Alexandrino) e desde 2016 é coordenador de Educação Física do Colégio MOPI/Itanhangá.

 

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

VIDAL, J.; NOVAES, R. C.; TELLES, S. Avaliação qualitativa das técnicas de natação: Uma revisão sistemática da literatura. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.59382. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59382. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão