O desenvolvimento do curso de (licenciatura) educação física da UFLA:

o que nos diz a história oral temática?

  • Kleber Tuxen Carneiro Universidade Federal de Lavras/MG - UFLA http://orcid.org/0000-0003-0826-6172
  • Bruno Adriano Rodrigues da Silva Universidade Federal de Lavras/MG - UFLA
Palavras-chave: Educação Física; Universidade Federal de Lavras/MG; História Oral

Resumo

O artigo procurou analisar o desenvolvimento histórico do curso de Licenciatura em Educação Física da UFLA. Utilizou-se como método de análise a História Oral temática. Observando os dados cotejados, inferiu-se que o curso em questão apresentou um conjunto de catalisadores para o seu desenvolvimento, destacando-se num primeiro momento às atividades de ensino, a pesquisa e a extensão, como fundamentais para seu desenvolvimento, apesar do número reduzido de docentes que nele atuava. Pode-se constatar também, que o mesmo em seu decurso estabeleceu uma relação orgânica junto à cidade de Lavras, sendo o esporte o agente dinamizador dessa relação, em que pese os riscos de incorrer no “reducionismo epistemológico”, ao concebê-lo enquanto finalidade formativa para a área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Tuxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras/MG - UFLA

Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento, Mestrado e Doutorado em Educação Escolar. No momento desenolve estágio de Pós-Doutoramento na Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras (UFLA), atuando junto ao Departamento de Educação Física, bem como no Programa de Mestrado em Educação na mesma instituição. 

Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Lavras/MG - UFLA

Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na linha de subjetividade, cultura e História da Educação; Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de políticas e instituições educacionais. Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras (UFLA), junto DEF - Departamento de Educação Física.

Publicado
18-09-2020
Como Citar
Carneiro, K. T., & da Silva, B. A. R. (2020). O desenvolvimento do curso de (licenciatura) educação física da UFLA:: o que nos diz a história oral temática?. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57819
Seção
Artigos Originais