Estado de Humor de atletas de categoria de base da modalidade Basquetebol

  • Vivian Loietes de Oliveira Prado Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, SP.
  • Sthefannie Postal Dorneles Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, SP.
  • Fernanda Arantes de Oliveira Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, SP.
  • Rosana Lopes da Silva Garcia Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo, São Paulo
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista – Unesp, Campus Rio Claro
  • Ivan Wallan Tertuliano Departamento de Educação Física - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Unasp, São Paulo. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE - Unesp, Rio Claro. http://orcid.org/0000-0001-6413-6888
Palavras-chave: Estado de Humor; Basquetebol; Desempenho esportivo; Psicologia do Esporte.

Resumo

O estudo teve o objetivo de investigar o estado de humor de atletas de Basquetebol de um Clube de São Paulo no início e no final da temporada de 2018. Assim, foi utilizada a Escala de Humor de Brunel (BRUMS), aplicada numa amostra composta por 26 atletas (Sub-13 e Sub-15), voluntários, do sexo masculino, federados, com idades entre 13 e 15 anos. Os resultados demonstraram que os dois grupos de pesquisa apresentaram estado de humor similar no início e final da temporada, com o fator Vigor sendo superior aos demais. Além disso, o Sub-13 aumentou os escores dos fatores Vigor e Tensão entre o início e o final da temporada e o Sub-15 diminuiu os escores do fator Fadiga no decorrer da temporada. Pode-se concluir que os atletas apresentaram o perfil de humor denominado de iceberg.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Loietes de Oliveira Prado, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, SP.

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – Unasp, Campus São Paulo. Membro do GRUPEPE – Grupo de pesquisas e estudos em Psicologia do Esporte – Unasp/SP.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3602063724693418

Sthefannie Postal Dorneles, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, SP.

Graduanda  em Educação Física pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – Unasp, Campus São Paulo. Membro do GRUPEPE – Grupo de pesquisas e estudos em Psicologia do Esporte – Unasp/SP.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5748628703484811

Fernanda Arantes de Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, SP.

Graduanda em Educação Física pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – Unasp, Campus São Paulo. Membro do GRUPEPE – Grupo de pesquisas e estudos em Psicologia do Esporte – Unasp/SP.

Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/8201311552622484

Rosana Lopes da Silva Garcia, Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo, São Paulo

Mestrado em Ciências da Reabilitação Neuromotor pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2003) e Especialização em Técnicas Desportivas em Basquetebol pela Universidade de São Paulo. Graduação em Educação Física pela FIG (1988). Docente do Centro Universitário Ítalo Brasileiro e técnica de Basquetebol pelo S.C. Corinthians Paulista.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6427646119231178

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista – Unesp, Campus Rio Claro

Livre-docente pela UNESP - Rio Claro, Pós-Doutor pela Faculdade de Lisboa e Universidade do Minho, Mestre e Doutor pela UNICAMP. Licenciado em Educação Física (PUC), Graduado em Filosofia e Pedagogia pela UNICAMP. Professor adjunto da UNESP - Rio Claro. Coordenador do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte) – IB/UNESP – Rio Claro.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9998824647536109

Publicado
06-08-2020
Como Citar
Prado, V. L. de O., Dorneles, S. P., Oliveira, F. A. de, Garcia, R. L. da S., Machado, A. A., & Tertuliano, I. W. (2020). Estado de Humor de atletas de categoria de base da modalidade Basquetebol. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57656
Seção
Artigos Originais