A análise de dados qualitativos em um estudo sobre educação física escolar: o processo de codificação e categorização

Autores

  • Alison Nascimento Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil, alison.farias@ifce.edu.br
  • Fernanda Moreto Impolcetto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil, fe_moreto@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0003-0463-0125
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, larissa.benites@udesc.br https://orcid.org/0000-0001-6144-5298

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57323

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa; Análise de dados; Educação Física.

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever os passos percorridos para a análise de dados qualitativos, em uma pesquisa no campo da Educação Física escolar fazendo uso do referencial de Bogdan e Biklen (1994) como uma possibilidade a ser utilizada nas pesquisas qualitativas. As respectivas fases dessa análise são: leitura e organização do documento, codificação e categorização. Os percursos de cada etapa foram descritos de forma objetiva, a fim de auxiliar os pesquisadores no processo de sistematização e execução da análise, na inferência de pesquisas qualitativas desde o processo inicial até a sua exequibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil, fe_moreto@yahoo.com.br

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Rio Claro (2000), mestrado em Ciências da Motricidade pela UNESP de Rio Claro (2005) e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela mesma universidade (2012). É professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro, responsável pelas disciplinas de Educação Física escolar I, II e III. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (mestrado e doutorado) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede. Coordena o grupo de estudos LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar). Desenvolve pesquisas principalmente na área de Educação Física escolar e Pedagogia do Esporte.

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, larissa.benites@udesc.br

Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Educação- FAED/UDESC na linha de pesquisa "Políticas Educacionais, Ensino e Formação". Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na formação de professores.

Downloads

Publicado

18-09-2020

Como Citar

Farias, A. N., Impolcetto, F. M., & Benites, L. C. (2020). A análise de dados qualitativos em um estudo sobre educação física escolar: o processo de codificação e categorização. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57323

Edição

Seção

Artigos Originais