O Financiamento público estadual do esporte no estado de Goiás

Palavras-chave: Financiamento Governamental., Política, Esportes, Goiás

Resumo

Este estudo teve como objetivo mapear os gastos do Governo do Estado de Goiás com o esporte, nos anos 2011 a 2017. Realizou-se um levantamento dos dados disponíveis no Portal Goiás Transparente, analisando-os a partir da metodologia de avaliação de políticas sociais proposta por Ivanete Boschetti. Os resultados evidenciaram que mais de R$ 195 milhões foram gastos com esporte no período, com continuidade de programas esportivos e significativa parcela de recursos direcionados a construção/manutenção/reforma de espaços e equipamentos esportivos. Concluiu-se que no período analisado o Estado de Goiás destinou quantias proporcionalmente baixas ao esporte, distribuídas de forma instável no decorrer dos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oromar Augusto dos Santos Nascimento, Universidade de Brasília

Mestre em Educação Física pelo Programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília, onde cursa atualmente o Doutorado. Graduação em Educação Física, licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás em Goiânia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC-FEFD/UFG). Desde 2017 é Editor Executivo da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Realiza pesquisas nos seguintes temas: formação em Educação Física, lazer, campo acadêmico científico da Educação Física.

Fernando Resende Cavalcante, Universidade de Brasília

Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (2017), trabalhou como monitor efetivo das disciplinas de Teorias do Esporte e Fundamentos Socioculturais das Lutas na Educação Física na Faculdade de Educação Física e Dança na Universidade Federal de Goiás nos anos de 2015 e 2017 respectivamente e participou de iniciação científica no período de 2016/2 até 2017/2 onde pesquisou a respeito da formação profissional em Educação Física no ensino superior mais especificamente a respeito das disciplinas que tratavam da temática do Lazer e da Recreação. Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação-GEPELC.

Pedro Fernando Avalone de Athayde, Universidade de Brasília

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2003), Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (2009) e Doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (2014). Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/UnB). Foi secretário distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) de 2009 a 2012. Entre 2005 a 2014 foi técnico em assuntos educacionais junto ao Ministério da Educação. Atualmente, coordena os Grupos de Trabalho Temático do CBCE, bem como o Centro de Pesquisa Rede CEDES (Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer) do Distrito Federal. É professor adjunto 1 da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás/ Universidade de Brasília

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa-MG, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com Estagio de Doutorado na Università Cattolica Sacro Cuore di Milano. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFG e do Mestrado Profissional em Educação Física em rede. É Diretor da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG; Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília. Professor pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e comunicação-GEPELC; Desenvolve pesquisa com os temas da formação de professores de Educação Física, o esporte e o lazer. É editor Adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte.

Publicado
06-08-2020
Como Citar
dos Santos Nascimento, O. A., Cavalcante, F. R., Athayde, P. F. A. de, & Lazzarotti Filho, A. (2020). O Financiamento público estadual do esporte no estado de Goiás. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57160
Seção
Artigos Originais