A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEACHING GAME FOR UNDERSTANDING: REFLEXÕES SOBRE A INICIAÇÃO ESPORTIVA

Autores

  • Sabine Zink Bolonhini UNICAMP
  • Roberto Rodrigues Paes UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.5694

Palavras-chave:

Esporte, Pedagogia, iniciação esportiva, Teaching Games For Understanding

Resumo

A proposta do Teaching Games for Understanding defende que a iniciação esportiva se baseie em jogos reduzidos. Para autores que seguem essa linha teórica, a prática destes jogos contribui para a compreensão da lógica tática do jogo formal. Esse artigo tem como principal objetivo realizar discussões sobre a proposta do TGFU. Essa proposta ocupa um papel importante nas publicações mundiais sobre ensino e aprendizagem esportiva. Acreditamos ser de fundamental importância inserir essa teoria no cenário nacional. Com isso, procuramos relacionar as propostas de autores do TGFU às reflexões de estudiosos da Pedagogia do Esporte no Brasil. A partir do diálogo entre esses dois eixos teóricos, é possível contribuir para a construção de novos olhares sobre o fenômeno da iniciação esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabine Zink Bolonhini, UNICAMP

Mestranda no Departamento de Ciências do Esporte na UNICAMP

Roberto Rodrigues Paes, UNICAMP

Professor Associado na UNICAMP

Downloads

Publicado

2009-05-18

Como Citar

BOLONHINI, S. Z.; PAES, R. R. A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEACHING GAME FOR UNDERSTANDING: REFLEXÕES SOBRE A INICIAÇÃO ESPORTIVA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.5694. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/5694. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios