“Depois dos Quinze”: discursos sobre corpos entre mulheres jovens no ciberespaço

  • Letícia Rocha Moreira
  • João Paulo Fernandes Soares Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) -Campus Governador Valadares.
  • Ludmila Mourão Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) -Campus Juiz de Fora.
Palavras-chave: Juventude, Mulheres, Ciberespaço.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os discursos produzidos por mulheres jovens no blog “Depois dos Quinze”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso na internet, que utilizou a análise de conteúdo para a categorização dos discursos das jovens. No blog pesquisado observaram-se constantes trocas sobre inúmeras temáticas que interpelam as jovens frequentadoras, destacando-se o corpo como tema central nesse cenário. Verificaram-se processos de empoderamento dos sujeitos construídos a partir de discursos de resistência e ressignificação de padrões corporais hegemônicos. É a partir da identificação de diferenças expressas no corpo que elas vão se constituindo como um grupo identitário, uma cultura de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rocha Moreira
Mestre em Educação Física (UFJF)
João Paulo Fernandes Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) -Campus Governador Valadares.
Professor do Departamento de Educação Física da UniversidadeFederal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Física(UFJF). Mestre em Educação Física (UFJF).
Ludmila Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) -Campus Juiz de Fora.
Professora da Graduação e do Programa de Pós-GraduaçãoStricto-Sensu em Educação Física (UFJF). Doutora em Educação Física. Pesquisadora das temáticas gênero e mulheres no esporte.
Publicado
21-07-2020
Como Citar
Moreira, L. R., Soares, J. P. F., & Mourão, L. (2020). “Depois dos Quinze”: discursos sobre corpos entre mulheres jovens no ciberespaço. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.56499
Seção
Artigos Originais