Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas

  • THIAGO DA SILVA MACHADO CATÓLICA DE VITÓRIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • VALTER BRACHT Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Educação Física, Pesquisa com o cotidiano, Metodologia da pesquisa, Teoria pedagógica

Resumo

Trata de um estudo teórico que discute a adoção dos “estudos nos/dos/com os cotidianos” (FERRAÇO, 2001) como pressuposto teórico-metodológico da pesquisa pedagógica em Educação Física (EF). Metodologicamente opera um estudo de tipo “estado do conhecimento”, embasado no mapeamento de publicações veiculadas em seis periódicos da área, bem como nos anais do Conbrace. Discute a maneira como as pesquisas da EF se apropriam e materializam essa proposta de renovação metodológica, além de ressaltar o conteúdo das produções dela derivadas. Considera que a adoção deste artefato teórico-metodológico alternativo faz-se de maneira, ainda, parcial na pesquisa pedagógica da área, apresentando fragilidades em relação à proposta anunciada de captação e visibilização de fazeressaberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

THIAGO DA SILVA MACHADO, CATÓLICA DE VITÓRIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO
Prof. Mestre em Educação Física
VALTER BRACHT, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor Doutor (Universität Oldenburg)
Publicado
19-06-2020
Como Citar
MACHADO, T. D. S., & BRACHT, V. (2020). Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.56402
Seção
Artigos Originais