Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo

  • Bruno Vasconcellos Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cláudia Aleixo Alves Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Formação continuada, Experiência, Educação Física

Resumo

O estudo apresenta a interpretação e avaliação de professores de educação física acerca de uma experiência de formação continuada. O estudo é interpretativo, com aproximação ao campo empírico, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. As interpretações dessa experiência formativa nos permite avaliar que emergem o que denominamos de princípios orientadores do processo formativo, a saber: a) trabalho coletivo e colaborativo; b) saberes e trocas de experiências dos professores; c) ratificação de que os docentes sejam atores e autores do processo; e d) sugestão para aproximações entre as discussões acadêmicas e o “chão da escola”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Vasconcellos Silva, Universidade Federal do Espírito Santo
Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Mestre em Educação Física na linha de investigação Currículo e formação de professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Professor estatutário nas redes Muninicpais de Ensinos de Cariacica- ES e Vila Velha- ES. Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo
Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutora em Educação.  Professora Associada do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES. Espírito Santo, Brasil.
Cláudia Aleixo Alves, Universidade Federal do Espírito Santo
Licenciada e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo na linha de formação de professores e currículo. Professora de educação física IFF- Itaperuna.
Publicado
23-12-2019
Como Citar
Silva, B. V., Figueiredo, Z. C. C., & Alves, C. A. (2019). Experiência colaborativa de formação continuada de professores de educação física: um estudo interpretativo. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.56332
Seção
Artigos Originais