LOGUERCIO, V. S. Doping e as muitas faces da injustiça: o processo inquisitorial iníquo e violento do sistema de controle vigente. Porto Alegre: AGE Editora, 2008.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.56078

Palavras-chave:

resenha

Resumo

A resenha trata da obra de autoria do Dr. Sabino Vieira Loguercio, publicado pela editora AGE no ano de 2008. Temática sempre presente nas pautas acadêmicas e sociais, devido a aproximação entre a percepção da ética médica, a exposição midiática, com uma abordagem científica que gravitam ao redor do assunto. O descontentamento com o atual sistema punitivo adotado, sua paixão pelo futebol e a proposta de uma configuração preventiva é a essência do livro. Utilizando linguagem descontraída, com pitadas de humor, apresenta uma versão diferenciada, com respaldo científico. Provoca o leitor, aguçando dúvidas consistentes em pontos que acredita-se existir convicções ao expor as armadilhas resultantes de reações químicas do fígado. A obra é de grande relevância para a comunidade acadêmica e incentiva aproximações com pesquisas de cunho médico, esportivo, histórico, sociológico, ético-jurídico e jornalístico envolvendo o doping nos esportes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Israel Caetano, Universidade Federal do Paraná

Graduado no Curso de Formação de Oficiais Policiais-Militares pela Academia Policial-Militar do Guatupê (2001). Possui graduação em Direito pela Universidade do Norte do Paraná (2007). Especializações na área de Administração Pública (2011), em Direito Administrativo Disciplinar (2013), em Polícia Judiciária Militar (2006) e Direito Penal e Processual Penal (2015). Mestrando pela Universidade Federal do Paraná. Cursa Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Segurança Pública, com ênfase na atividade jurídica e de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, atuando principalmente nos seguintes temas: assessoramento na área jurídica da Polícia Militar (legislação, acompanhamento de processos judiciais e polícia judiciária militar), polícia ostensiva, preventiva, comunitária e orientada para a solução de problemas. Capitão da Polícia Militar do Paraná, atualmente trabalhando na Consultoria Jurídica do Comando Geral. Atua como professor da Academia Policial-Militar do Guatupê/Escola Superior de Segurança Pública, vinculada à UNESPAR. Professor de Direito Penal e Legislação Institucional para o Curso de Formação de Oficiais Policiais-Militares. Coautor da Obra: "Planejamento Estratégico e Administração em Segurança".

Fernando Renato Cavichiolli, Universidade Federal do Paraná

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF) da Universidade Federal do Paraná entre 2016-2018. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996); Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (UC) - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (2011). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Paraná, trabalhando nos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física (disciplina de Esportes II - basquetebol) e desde 2005 é professor do Programa de Pós Graduação em Educação Física/ Mestrado e Doutorado (PPGEDF), ministrando as seguintes disciplinas: 1.Esporte e Juventude; e, 2. Esporte e Lazer na Abordagem Figuracional. Na área administrativa foi vice-chefe do Departamento de Educação Física (2004-2006); chefe do referido departamento entre 2006-2008; Diretor do Centro de Educação Física e Desportos no periodo de 2011-2014. 

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

CAETANO, C. I.; CAVICHIOLLI, F. R. LOGUERCIO, V. S. Doping e as muitas faces da injustiça: o processo inquisitorial iníquo e violento do sistema de controle vigente. Porto Alegre: AGE Editora, 2008. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.56078. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56078. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas