As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências

Autores

  • Adriana de Faria Gehres Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55800

Palavras-chave:

Dança. Ensino. Educação Física. Arte

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar as danças nas escolas numa rede que se compõe a partir de deslocamentos nas danças contemporâneas e no ensino da dança. Para tal recorremos à pesquisa bibliográfica, tomando como foco uma breve discussão sobre os deslocamentos nas danças contemporâneas (SABISCH, 2011); uma análise de uma proposta para a dança no ensino que problematiza o corpo contemporâneo, amplamente discutida na literatura nacional de Educação Física e Arte (MARQUES, 2014, 2012, 2010, 2003, 1999, 1998a, 1998b, 1996, 1995); e, a possibilidade da vivência da educação como experiência (LARROSA, 2013, 2009; LARROSA BONDÍA, 2002), como hospedeira, eventualmente, de uma outra dança no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Faria Gehres, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco, Doutora em Motricidade Humana/Dança

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

Gehres, A. de F. (2020). As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55800

Edição

Seção

Artigos de Revisão