Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas

Autores

  • Léo Barbosa Nepomuceno Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará.
  • Jon Anderson Machado Cavalcante Instituto de Humanidades e Letras - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
  • Luciana Venâncio Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará
  • Luiz Sanches Neto Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.55524

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Educação, Metodologia, Pesquisa Participante

Resumo

Este trabalho é uma reflexão teórico-metodológica que objetiva analisar o círculo de cultura como componente metodológico de pesquisas qualitativas em educação física. Delimitamos as etapas do círculo de cultura, seus objetivos e sua vinculação à perspectiva pedagógica de Paulo Freire. Realizamos revisão de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Redalyc. Destacamos o caráter participativo, dialógico e problematizador desse referencial metodológico, ressaltando sua dimensão ética e política. Sua utilização requer flexibilidade e reflexividade frente ao caráter participativo-dialógico das investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léo Barbosa Nepomuceno, Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará.

Psicólogo e Professor Universitário. Doutor em Saúde Coletiva. Mestre em Psicologia. Especialista com Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Esportes. Setor de Estudos Psicológicos e Socioantropológicos da Educação Física. Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP).

Jon Anderson Machado Cavalcante, Instituto de Humanidades e Letras - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Psicólogo e professor universitário. Docente do Setor de Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar do Bacharelado em Humanidades do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tem graduação em Psicologia (2006), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará -UFC.

Luciana Venâncio, Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Rio Claro, Especialista em Educação Física Escolar/FEF-Unicamp, Mestre em Educação Física Escolar/Unesp-Rio Claro, Doutora em Educação pela Unesp-Presidente Prudente. Foi bolsista de Doutorado FAPESP (2010-2014). Atualmente é Professora Adjunta Classe A na Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Foi professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Luiz Sanches Neto, Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará

Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Bacharel (1994-98) e Licenciado em Educação Física (1997-99) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2000-3) e Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana (2011-14) com Pós-Doutorado em Educação (2015-16) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estudante pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto financiado pela FAPESP. Professor em universidades na região metropolitana, interior e litoral norte de São Paulo (2001-16) e orientador em programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação Física. Professor da rede municipal (2002-7) e coautor do currículo de Educação Física da rede estadual paulista (2007-8). Pesquisa e leciona temas relacionados à Educação Física Escolar: sistematização de princípios curriculares, narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e o processo de formação permanente de professores(as). Membro do grupo autônomo de "Professores(as)-Pesquisadores(as)" de Educação Física Escolar (desde 2005), NEPEF-FPCT (Unesp) [Antena CRIFPE-Brasil], GEPEFEC (USJT), da rede internacional de pesquisa SINC - Special Interest Network on Complexity, AERA - American Educational Research Association e ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching (desde 2011). Atualmente é coordenador do eixo de pesquisa sobre "processos formativos colaborativos" no IEFEs e responsável pelas "relações internacionais" da Revista Brasileira de Educação Física Escolar: www.rebescolar.com

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

NEPOMUCENO, L. B.; CAVALCANTE, J. A. M.; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.55524. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios