O currículo cultural da Educação Física e os significados das práticas corporais: análise de uma prática pedagógica

Autores

  • Abília Ana Ana de Castro Neta Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UFSBA), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, bia_gbi@hotmail.com http://orcid.org/0000-0002-7222-5116
  • Drieli Fernandes Boa Sorte Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi, Bahia, Brasil, drieligbi@hotmail.com
  • Glaurea Nádia Borges de Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi, Bahia, Brasil, gnoliveira@uneb.br
  • Berta Leni Costa Cardoso Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi, Bahia, Brasil, bcardoso@uneb.br
  • Marlon Messias Santana Cruz Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi, Bahia, Brasil, mmscruz@uneb.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55046

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Currículo cultural, Práticas corporais.

Resumo

Esta investigação objetivou analisar as possíveis marcas do currículo cultural da Educação Física no modo como os alunos se relacionam com os significados das práticas corporais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, consubstanciada por uma intervenção pedagógica. Os sujeitos desta pesquisa foram os alunos do 4° Ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública do município de Guanambi-BA. É possível inferir que a problematização dos significados conferidos às práticas corporais tematizadas criou condições para hibridizar discursos e intercambiar conhecimentos. As significações inicialmente atribuídas às práticas investigadas foram sendo desestabilizadas, conquanto a legitimação dessa abertura dependa de circunstâncias que transcendem os limites da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abília Ana Ana de Castro Neta, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UFSBA), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, bia_gbi@hotmail.com

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB / Campus Vitória da Conquista - Ba). Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia DEDC - Campus XII Guanambi - Ba (2017). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB) e do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (AGENTE/UNEB). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Drieli Fernandes Boa Sorte, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi, Bahia, Brasil, drieligbi@hotmail.com

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB DEDC Campus XII

Glaurea Nádia Borges de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi, Bahia, Brasil, gnoliveira@uneb.br

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Assistente do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia/Campus XII.

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi, Bahia, Brasil, bcardoso@uneb.br

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Professora Adjunta do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia/Campus XII. Professora no Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Marlon Messias Santana Cruz, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi, Bahia, Brasil, mmscruz@uneb.br

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB DEDC Campus XII. Professor Auxiliar do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia/Campus XII.

Downloads

Publicado

2020-05-12

Como Citar

DE CASTRO NETA, A. A. A.; BOA SORTE, D. F.; BORGES DE OLIVEIRA, G. N.; COSTA CARDOSO, B. L.; SANTANA CRUZ, M. M. O currículo cultural da Educação Física e os significados das práticas corporais: análise de uma prática pedagógica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.55046. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55046. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais