O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia

Autores

  • Paulo Cesar Grulett Lopez Curso de Educação Física Câmpus do Pantanal - CPAN UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Carlo Henrique Golin Docente no Curso de Educação Física e no Mestrado em Estudos Fronteiriços, Câmpus do Pantanal - CPAN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Edineia Aparecida Gomes Ribeiro Professora Adjunta no curso de Educação Física - Licenciatura - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal - Corumbá/MS.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54938

Palavras-chave:

Lutas. Educação Física. Ensino Médio.

Resumo

O trabalho objetivou analisar o discurso dos professores de nível médio sobre a aplicação do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física em Corumbá/MS, cidade fronteiriça Brasil-Bolívia. Baseamos, metodologicamente, no trabalho de Ferreira (2006) ao adaptar o seu modelo de pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria (83%) dos entrevistados têm o conteúdo no seu plano de ensino. Contudo, a grande parte utiliza de procedimentos que não oportunizam vivências. Observamos ainda o predomínio da Capoeira a ser trabalhada, ao contrário com as Lutas informais. A maioria entende que o conteúdo em debate não gera violência e agressão, mas que isso dependeria da atitude do professor. Nossos resultados aproximam do estudo tomado como referência e apontam outras preocupações sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Grulett Lopez, Curso de Educação Física Câmpus do Pantanal - CPAN UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Licenciado em Curso de Educação Física, Câmpus do Pantanal - CPAN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Carlo Henrique Golin, Docente no Curso de Educação Física e no Mestrado em Estudos Fronteiriços, Câmpus do Pantanal - CPAN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2017); Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005); Especialista em Educação Física Escolar (2000) e graduado em Educação Física (1999) pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul.

Edineia Aparecida Gomes Ribeiro, Professora Adjunta no curso de Educação Física - Licenciatura - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal - Corumbá/MS.

Graduada em Educação Física- Licenciatura Plena pela Universidade Norte do Paraná - Londrina/PR. Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná - Curitiba/PR, e Biologia Aplicada à Saúde pela Universidade Estadual de Londrina - Paraná. Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis/SC. Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - Paraná. 

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

LOPEZ, P. C. G.; GOLIN, C. H.; RIBEIRO, E. A. G. O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.54938. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais