O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar

  • Otávio Nogueira Balzano Universidade La Salle
  • Abraham Lincoln de Paula Rodrigues Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Gilberto Ferreira da Silva Universidade La Salle
  • João Alberto Steffen Munsberg Universidade La Salle
Palavras-chave: Futebol. Ferramenta. Inclusão social. Inclusão escolar.

Resumo

O Projeto Esporte Social foi desenvolvido em uma escola particular de Porto Alegre visando incluir atletas negros e de classes populares na escola. O objetivo do estudo foi verificar se o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão social e escolar. Foi uma pesquisa qualitativa e observacional participativa. O fato dos alunos jogarem futebol facilitou sua aceitação na escola, e o “habitus” adquirido no esporte tornou-os mais seguros e maduros para lidarem com as dificuldades cotidianas. Por fim, conclui-se que o futebol, assim como o esporte em geral, constitui uma ferramenta poderosa no processo de inclusão social e escolar de jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Nogueira Balzano, Universidade La Salle
Doutorando em Educação da Universidade La Salle; Bolsista CAPES; Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural
Abraham Lincoln de Paula Rodrigues, Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza.
Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle
Doutor em Educação; Professor do PPGEdu na UNILASALLE; Pesquisador do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural
João Alberto Steffen Munsberg, Universidade La Salle
Doutorando em Educação da Universidade La Salle; Bolsista CAPES; Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural
Publicado
23-12-2019
Como Citar
Balzano, O. N., Rodrigues, A. L. de P., da Silva, G. F., & Munsberg, J. A. S. (2019). O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54835
Seção
Artigos Originais