REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DO TREINADOR BRASILEIRO: MEDIADAS, NÃO MEDIADAS E INTERNAS

  • ANTÔNIO EVANHOÉ PEREIRA DE SOUZA SOBRINHO UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA
  • PAULO RICARDO REZENDE MARQUES Escola Superior de Educação Física - UFPel
  • ISABEL MESQUITA Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal
  • MÁRIO RENATO AZEVEDO JÚNIOR Escola Superior de Educação Física - UFPel
Palavras-chave: treinador esportivo, situações de aprendizagem, desenvolvimento.

Resumo

O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente a literatura sobre as fontes de aprendizagem dos treinadores brasileiros, a partir da categorização em situações mediadas, não mediadas e internas. As bases de dados ERIC, PubMed, Bireme, Scielo, Lilacs e Google Scholar foram acessadas e 11 estudos foram incluídos para análise. Verificou-se que com relação às situações mediadas, os treinadores brasileiros recorrem aos cursos de formação acadêmica e os cursos de curta duração. A experiência tanto enquanto atleta, como treinador foram as mais recorrentes como situações não mediadas e, por fim, enquanto situação de aprendizagem interna a reflexão aparece de forma robusta em apenas alguns estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTÔNIO EVANHOÉ PEREIRA DE SOUZA SOBRINHO, UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA
Professor da Universidade da Região da Campanha, Campus Bagé, possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e Mestrado em Desporto para Crianças e Jovens pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2007). Atualmente cursa doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas.
PAULO RICARDO REZENDE MARQUES, Escola Superior de Educação Física - UFPel
Possui graduação em licenciatura e bacharelado em Educação Física, pela Faculdade Anhanguera de Pelotas (2011) e pela Faculdade Sogipa de Educação Física (2014), respectivamente. Especialista em Ensino e Treinamento dos Esportes Coletivos pela Faculdade Sogipa (2012) e,Fisiologia do Exercício e Treinamento pela Faculdade Anhanguera (2016
ISABEL MESQUITA, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal
Possui doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física (1998). Atualmente é professoa associado com agregação da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Tem experiência nas área de Ciências do Desporto, Tomada de Decisão e Coaching Desportivo.
MÁRIO RENATO AZEVEDO JÚNIOR, Escola Superior de Educação Física - UFPel
Possui graduação pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestrado e Doutorado em Epidemiologia também pela UFPEL. Atualmente é Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da UFPEL e pesquisador do Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física (GEEAF) e do Grupo de Estudos em Esportes Coletivos (GEECOL). Tem experiência nas áreas de iniciação esportiva, Educação Física escolar e atividade física e saúde.
Publicado
26-09-2019
Como Citar
PEREIRA DE SOUZA SOBRINHO, A., REZENDE MARQUES, P., MESQUITA, I., & AZEVEDO JÚNIOR, M. (2019). REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DO TREINADOR BRASILEIRO: MEDIADAS, NÃO MEDIADAS E INTERNAS. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54642
Seção
Artigos de Revisão