Níveis de adesão ao gasto público na função desporto e lazer por parte dos municípios brasileiros

  • Edmilson Santos dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alessandra Dias Mendes Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
Palavras-chave: Financiamento, Gasto público, Políticas Públicas, Esporte, Lazer.

Resumo

Nos últimos anos temos assistido o surgimento de importantes análises sobre o financiamento das políticas de esporte e de lazer no Brasil por parte do governo federal. A participação dos municípios têm estado ausente da análise. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi avaliar o nível de adesão dos municípios brasileiros ao gasto na Função Desporto e Lazer (FDL).  Como objetivo específico, avaliar os níveis de adesão por regiões e estados. Apesar dos estímulos do federalismo brasileiro à inação em matérias não reguladas por norma superior, há uma grande participação dos municípios na adesão a essa agenda. Porém, níveis diferenciados aparecem quando desagregamos as informações por região e estados. As regiões de maior desenvolvimento e seus estados apresentaram maior adesão ao gasto na FDL do que os municípios das regiões Norte e Nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Santos dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco
Professor do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Alessandra Dias Mendes, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
Possui Graduação em Licenciatura Plena (2007) e Mestrado (2010) em Educação Física ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Diretora de Pesquisa do Grupo de Gestão e Marketing Esportivo da Universidade de Brasília (GESPORTE/UnB).
Publicado
17-04-2020
Como Citar
Santos, E. S. dos, & Mendes, A. D. (2020). Níveis de adesão ao gasto público na função desporto e lazer por parte dos municípios brasileiros. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.54542
Seção
Artigos Originais