Significados da prática profissional em Educação Física na área da saúde

  • Alessandro Demel Lotti Universidade Federal de São Paulo
  • Eunice Nakamura Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Educação Física, Significados, Prática Profissional, Profissionais de Saúde

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender e analisar os significados da prática profissional na saúde a partir da experiência dos três únicos profissionais de Educação Física, atuantes no SUS, na cidade de Santos-SP, em 2015. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica. A análise revelou pouco conteúdo sobre saúde pública/coletiva na formação básica dos profissionais, atenuado pelas vivências cotidianas nas unidades de saúde, constatando-se que os benefícios das atividades advêm de uma prática voltada ao vínculo, à convivência e à socialização. A ressignificação de suas práticas profissionais leva à necessidade de conferir uma maior legitimidade ao trabalho que desenvolvem, também transformando suas identidades profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Demel Lotti, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Educação Física 

Mestre em Ciências da Saúde

Eunice Nakamura, Universidade Federal de São Paulo
Doutora em Antropologia Social. Vinculada ao departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva. Docente do programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, na linha de pesquisa "Ciências Humanas, Sociais e Saúde".
Publicado
12-05-2020
Como Citar
Lotti, A. D., & Nakamura, E. (2020). Significados da prática profissional em Educação Física na área da saúde. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.54518
Seção
Artigos Originais