Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes

Autores

  • Zenólia Christina Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Ândrea Tragino Plotegher
  • Cláudia Aleixo Alves Instituto Federal do Espírito Santo. Município de Serra.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54494

Palavras-chave:

Experiência formadora. Formação inicial. Identidade profissional.

Resumo

Buscou compreender a formação de professores de Educação Física, por meio das experiências formadoras construídas no decorrer da formação inicial, bem como analisar como estas interferem nas relações entre o sujeito e a futura profissão docente. As opções metodológicas pautaram-se pela abordagem biográfica, provocada pela entrevista narrativa. A pesquisa foi desenvolvida com 12 estudantes finalistas. As análises indicaram que as experiências pré-profissionais se apresentam como referência na formação inicial; a inserção dos estudantes em outros espaços formativos indicaram uma escolha individual para ter, fazer e pensar a experiência formadora; para além do tempo formal da sala de aula, ocorre a legitimação dos saberes construídos antes e no decorrer da formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenólia Christina Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutora em Educação pela UFMG. Professora Associada IV da UFES.

Ândrea Tragino Plotegher

Mestre em Educação Física pelo PPGEF/UFES.

Cláudia Aleixo Alves, Instituto Federal do Espírito Santo. Município de Serra.

Mestre em Educação Física pelo PPGEF/UFES.

Downloads

Publicado

29-11-2019

Como Citar

Figueiredo, Z. C., Plotegher, Ândrea T., & Alves, C. A. (2019). Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54494

Edição

Seção

Artigos Originais