Turma da Mônica e pessoas com deficiência: signos de diversidade e inclusão nas HQs de Maurício de Sousa

Autores

  • Juliano Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvan Menezes dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Sabrina Furtado Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fábio de Carvalho Messa Universidade Federal do Paraná Litoral

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54424

Palavras-chave:

Educação Física. Inclusão. Deficiência. Mídia-educação. Semiótica

Resumo

O objetivo do estudo é caracterizar os modos como os corpos com deficiência e as questões de diversidade e inclusão se apresentam nas narrativas das HQs de Maurício de Sousa. Adota-se a análise semiótica como perspectiva metodológica para abordar criticamente as questões sobre deficiência nas HQs. Verifica-se que os personagens com deficiência foram inseridos nas narrativas e interagiram com os demais personagens, sendo incluídos no meio social. As deficiências são tratadas a partir de uma abordagem social, com ênfase para questões da acessibilidade e preconceitos, em detrimento de um olhar para suas limitações para a vivência da infância. O respeito às diferenças e o reforço às qualidades dos colegas com deficiência foram valores recorrentes nos discursos analisados nas HQs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Silvan Menezes dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná

Sabrina Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná

Fábio de Carvalho Messa, Universidade Federal do Paraná Litoral

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

06-09-2019

Como Citar

Silveira, J., dos Santos, S. M., Furtado, S., & Messa, F. de C. (2019). Turma da Mônica e pessoas com deficiência: signos de diversidade e inclusão nas HQs de Maurício de Sousa. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54424

Edição

Seção

Artigos Originais