ALUNOS “EM CENA”: PESQUISA PEDAGÓGICA COM MÍDIAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Renata de Oliveira Carvalho UFRGS
  • Andressa Ceni Lopes UFRGS
  • Lediana Ribeiro de Quadros UFRGS
  • Liziane Nichele Pereira FURG
  • Paulo Gomes Sousa-Filho FURG
Palavras-chave: Videoaula. Educação Física. Mídias Tecnológicas. Mídias na Educação.

Resumo

O estudo apresenta como objetivo fomentar o uso das mídias tecnológicas e digitais no âmbito escolar, bem como proporcionar aos discentes uma experiência que estabelecesse uma aproximação dos conteúdos da Educação Física escolar ao seu cotidiano. Os estudantes trouxeram encenações teatrais, roteiros educativos e descritivos, filmagens de cidadãos e cidadãs da cidade em atividades diversas. Consideramos que as possibilidades de se trabalhar as mídias digitais nas aulas de Educação Física, ainda que simplórias, constituem-se enriquecedoras, haja vista o envolvimento, o aprendizado e os conhecimentos difundidos através da exploração da linguagem audiovisual entre os discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Oliveira Carvalho, UFRGS

Mestra em Ciências do Movimento Humano, UFRGS. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2016). Graduação em Licenciatura da Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2012). 

Andressa Ceni Lopes, UFRGS
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista - IPA (2011) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014). Instrutora de Pilates formada pelo instituto Valéria FIgueiredo. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS (2016). Membro do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3p-EFICE). Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e Coordenadora de Comunicação da Secretaria Estadual do CBCE-RS, gestão 2015-2017 e 2017-2019. Professora de Educação Física (desde 2015), do Projeto de Atletismo Escolar (desde 2016) e Coordenadora de Projetos do Mais Educação (desde 2017) na escola EMEF Vila Monte Cristo da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA).
Lediana Ribeiro de Quadros, UFRGS

Graduada em Educação Física-Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e Prática Educativa (GPOM) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), oficial de mesa pela Federação Catarinense de Basquetebol (FCB) e mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Liziane Nichele Pereira, FURG
Especialista em Gestão Pública Municipal em Ênfase Local pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (2018) e Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rio Grande (2016). Atualmente é funcionária Pública no Município de Alvorada/RS, no cargo de Coordenadora Financeira e Professora de cursos profissionalizantes - QI Escolas e Faculdades, com experiência na área de Orientação de trabalhos acadêmicos, com ênfase em Tutoria.
Paulo Gomes Sousa-Filho, FURG
Pós-doutorado pela Universidade de Paris - René Descartes. Professor adjunto IV do curso de Psicologia e da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande. Graduação em psicologia com formação clínica em Análise do comportamento, terapia cognitiva/comportamental, e Terapias de Terceira geração (ACT, DBT, FAP e RFT). Doutor em informática na educação na UFRGS. Especialização em psicometria (avaliação e medidas em psicologia) e em psicologia do desenvolvimento (ambas na UnB), em Educação a Distância (SENAC-RS) e em mídias na educação (UFRGS). Coordena atualmente o CePsiCo - Centro de Psicologia Contextual. Coordena a especialização em Mídias na Educação da SEAD/FURG. Tenho interesse nas áreas de processos criativos, tecnologias digitais (avaliação psicológica mediada por computador e Internet, educação a distância, comunicação mediada por computador, terapia online, jogos eletrônicos e desenvolvimento infantil, virtualidade e subjetividade, comunidades virtuais, redes sociais mediadas por tecnologias digitais, serviços de saúde a distância), análise do comportamento e terapias contextuais de terceira geração (Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Dialética Comportamental, Psicoterapia Funcional Analítica, Terapia Focada na Compaixão, Terapia de Ativação Comportamental, Terapia Integrativa de Casais, Mindfulness)
Publicado
26-09-2019
Como Citar
Carvalho, R. de O., Ceni Lopes, A., Ribeiro de Quadros, L., Nichele Pereira, L., & Gomes Sousa-Filho, P. (2019). ALUNOS “EM CENA”: PESQUISA PEDAGÓGICA COM MÍDIAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54081
Seção
Artigos Originais