PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES BRASILEIROS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Bárbara Silva Araújo Universidade Federal de Pernambuco
  • Rafael Miranda Tassitano Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mallu Dias Universidade Estadual de Pernambuco
  • Maria Cecília Marinho Tenório Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Estudantes, Atividade física, Educação física.

Resumo

Objetivo: identificar e comparar os resultados das publicações sobre participação nas aulas de Educação Física e seus fatores associados a adolescentes brasileiros. Métodos: realizou-se uma busca sistematizada da literatura no período de março de 2007 a março de 2017, nas bases: MEDLINE, SciELO, LILACS, Google acadêmico, ERIC, CAPES e Adolec. Resultados: 10 estudos foram incluídos. A maioria deles foi realizada no Nordeste. O percentual de participação nas aulas de EF variou de 29,3 a 75,0 %. A variável comportamental associada à participação foi a prática de AF. Conclusão: Foram encontradas 10 publicações nessa revisão que investigaram a participação nas aulas de EF. %.  Desse modo, incentiva-se a produção e publicação de mais estudos para ampliar o conhecimento sobre as aulas de EF, investigar outros fatores associados e identificar quais os motivos que levam à participação nas aulas de EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Silva Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano - PPGEF/UFPE. Departamento de Educação Física.

Área da epidemiologia.

Rafael Miranda Tassitano, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Docente permanente do Programa Associado de Mestrado e Doutorado em Educação Física da UPE/UFPB na linha de Epidemiologia da Atividade Física.
Mallu Dias, Universidade Estadual de Pernambuco
Mestre em Educação física - PPGEF - UFPB/UPE
Maria Cecília Marinho Tenório, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Docente permanente do Programa de Mestrado em Educação Física da UFPE - PPGEF/UFPE, na linha de Atividade motora e saúde.
Publicado
26-09-2019
Como Citar
Araújo, B., Tassitano, R., Dias, M., & Tenório, M. (2019). PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES BRASILEIROS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53618
Seção
Artigos de Revisão