Inserção da ginástica artística na Educação Física Escolar da cidade de Três Rios-RJ

  • Julia Loth Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Larissa Cristina Ramos Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Clara Mockdece Neves Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares
  • Juliana Fernandes Filgueiras Meireles Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Educação Física, Educação Física Escolar, Ginástica Artística.

Resumo

O objetivo foi verificar se a ginástica artística é ministrada nas aulas de educação físicas de escolas de Três Rios-RJ. Foram entrevistados 17 professores de educação física de 8 escolas diferentes. Foi utilizado um roteiro de perguntas semi-estruturado e os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Observou-se que enquanto alguns professores aplicam a ginástica artística em suas aulas, outros não o fazem. Os motivos para tal foram apresentados. Os professores entrevistados entendem a importância da modalidade, mas isso não é suficiente para que apliquem a ginástica artística nas escolas. Concluiu-se que a ginástica artística é ministrada apenas em algumas escolas de Três Rios-RJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Loth Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduada e Licenciada em Educação física pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Larissa Cristina Ramos Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduada e Licenciada em Educação física pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Clara Mockdece Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares
Doutoranda em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, atletas, dança, comportamento alimentar.
Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Universidade Federal de Juiz de Fora
Professora Adjunta da Associação Unificada Paulista de Ensino (Facsum-FJF). Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Pós-Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, esportes individuais e coletivos (karatê, ginástica artística e rítmica, futebol, futsal, basquetebol), imagem corporal e grupos especiais.
Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa ?Corpo e Diversidade? do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq. 
Publicado
06-09-2019
Como Citar
Costa, J., Pereira, L., Neves, C., Meireles, J., & Ferreira, M. E. (2019). Inserção da ginástica artística na Educação Física Escolar da cidade de Três Rios-RJ. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53455
Seção
Artigos Originais