Psicologia do Esporte no Brasil: conceituação e o estado da arte

  • Ivan Wallan Tertuliano Departamento de Educação Física - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Unasp, São Paulo. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE - Unesp, Rio Claro. http://orcid.org/0000-0001-6413-6888
  • Afonso Antonio Machado Departamento de Educação Física - Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE - Unesp, Rio Claro.
Palavras-chave: Psicologia do Esporte, Educação Física, Psicologia, Estado da arte.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi conceituar e delimitar áreas de atuação na Psicologia do Esporte no Brasil e apresentar a evolução da área até o momento atual. Para isso, focou-se, na caracterização da Psicologia do Esporte, apresentando o estado da arte da área e trançando considerações sobre a atuação profissional. Assim, pode-se concluir que a Psicologia do Esporte é uma área interdisciplinar, a qual surgiu em função da conversa de diferentes áreas, como a Psicologia e a Educação Física. Além disso, cabe ressaltar que é uma área em que o Profissional de Educação Física e o Psicólogo podem atuar em conjunto com outras áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Wallan Tertuliano, Departamento de Educação Física - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Unasp, São Paulo. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE - Unesp, Rio Claro.

Ivan Wallan Tertuliano – Pós-doutorado pela UNESP – Rio Claro. Doutor pela UNESP – Rio Claro. Mestre pela USP. Graduado em Educação Física pela UNINOVE. Docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus São Paulo. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (LEPESPE) – IB/UNESP – Rio Claro.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9271769572278086

Afonso Antonio Machado, Departamento de Educação Física - Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte - LEPESPE - Unesp, Rio Claro.

Afonso Antonio Machado – Livre-docente pela UNESP - Rio Claro, Pós-Doutor pela Faculdade de Lisboa e Universidade do Minho, Mestre e Doutor pela UNICAMP. Licenciado em Educação Física (PUC), Graduado em Filosofia e Pedagogia pela UNICAMP. Professor adjunto da UNESP - Rio Claro. Coordenador do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte) – IB/UNESP – Rio Claro.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9998824647536109

Publicado
06-09-2019
Como Citar
Tertuliano, I., & Machado, A. (2019). Psicologia do Esporte no Brasil: conceituação e o estado da arte. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53382
Seção
Ensaios