Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES

  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Universidade Federal do Espírito Santo
  • Hanele Ribeiro Covre Universidade Federal do Espírito Santo
  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Francisco Chicon Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Educação Física, Escolarização, Inclusão

Resumo

Pesquisa quali-quantitativa voltada para compreender o perfil socioeconômico e de formação dos docentes de Educação Física atuantes na educação básica no município de Cariacica/ES. Procura especialmente conhecer em que medida esses aspectos reverberam em práticas pedagógicas inclusivas. Conclui que os professores ainda apontam dificuldades para atuar com esse alunado, portanto é fundamental que a política de formação docente do município esteja em consonância com as realidades dos professores, auxiliando-os a reconfigurar atitudes e pensar estratégias que promovam práticas pedagógicas inclusivas, tendo em vista que capacitar os diferentes educadores é o grande diferencial para promover mudanças nos processos de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorado em Educação/Educação e Diversidade Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Pós-doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - Campus sorocaba em 2015. É professora Associada do Centro de Educação Física e Desportos/Departamento de Ginástica, onde atua na graduação e na pós-graduação. Coordena o laboratório de Educação Física Adaptada da Ufes (LAEFA-CEFD-UFES) desde 2009.Tem experiência no campo da Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas.
Hanele Ribeiro Covre, Universidade Federal do Espírito Santo
Estudante do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista de Iniciação Científica e voluntária do Laborário de Educação Física Adaptada do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFES).
Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorado em Psicologia da Educação - University of California- Los Angeles (1983), Pós-Doutorado em Educação Especial, USP (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, formação de profissionais em educação especial, políticas públicas, formação continuada com ênfase em pesquisa-ação colabotativo-crítica e educação especial comparada internacional.
José Francisco Chicon, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2005), Linha de Pesquisa: Educação Especial. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1995). Professor Associado do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES. Coordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES)
Publicado
27-06-2019
Como Citar
de Sá, M. das G. C., Covre, H., de Jesus, D., & Chicon, J. (2019). Perfil socioeconômico e de formação de professores de educação física para atuar na perspectiva inclusiva no município de Cariacica/ES. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53144
Seção
Artigos Originais