A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física

  • Carolina Moura Vasconcelos Universidade Estadual de Maringá
  • Telma Adriana Pacifico Martineli Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Maria Almeida Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Formação de conceito. Educação Física. Ginástica.

Resumo

O estudo objetivou compreender a concepção de formação de conceito cotidiano e científico, segundo a teoria vigotskiana, com vistas a contribuir para o ensino da ginástica, na educação física. Portanto, realizou-se levantamento das produções científicas sobre formação de conceito, bem como estudo de obras clássicas de Vigotski a fim de elaborar uma proposta de ensino da cultura corporal, que possibilite a formação dos conceitos científicos. A partir do movimento ginástico salto, estabeleceu-se a sistematização de ensino em quatro fases: captação dos conceitos cotidianos; mediação do professor pela linguagem; captação dos conceitos científicos; e comparação entre esses conceitos. Por intermédio desse processo de ensino, identifica-se a capacidade de generalização do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Moura Vasconcelos, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6937037971592309

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Maringá.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4404309943367356

Eliane Maria Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá. Participante do Grupo de Pesquisa: Educação Física, Arte e Cultura (GEFAC/ GyMNOS).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5285639428538044

Publicado
02-08-2019
Como Citar
Vasconcelos, C., Pacifico Martineli, T., & Almeida, E. (2019). A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53128
Seção
Artigos Originais