Gestores do esporte: reflexões sobre sua formação e desenvolvimento profissional

  • Ricardo Teixeira Quinaud Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leandro Carlos Mazzei Universidade de Campinas - UNICAMP
  • Fabrício João Milan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Administração. Aprendizagem. Educação

Resumo

O objetivo do presente ensaio foi refletir sobre a formação e desenvolvimento profissional de gestores do esporte, tendo como base a Teoria da Aprendizagem de Knud Illeris. Inicialmente houve a preocupação de abordar o gestor esportivo e suas competências. Na sequência ressaltou-se que as dimensões de conteúdo, incentivo e interação são imprescindíveis para ocorrer o desenvolvimento profissional dos gestores. Enquanto que no ambiente educacional, a formação do gestor esportivo no Brasil concentra-se nos cursos de graduação em Educação Física e Esporte, o ambiente de trabalho é aonde irão desenvolver aprendizagens específicas para sua atuação. Espera-se que este ensaio estimule a reflexão dos leitores sobre as aprendizagens que o gestor esportivo está inserido, bem como possa suscitar novos questionamentos e avanços à área da gestão do esporte.

The aim of this essay was to reflect on the formation and professional development of sport managers, based on the Knud Illeris Learning Theory. Initially there was the concern to approach the sports manager and his competences. It was pointed out that content, incentive and interaction dimensions are essential for the development of manager's professional learning. While in the educational space, the development of sports managers in Brazil focuses on undergraduate majors of Physical Education and Sport, the work space is where they will develop specific learning for their action. We hope that this essay will stimulate the readers' reflection on the learning that the sports manager is inserted, as well as may raise new questions and advances in the area of sports management

El objetivo del presente ensayo fue reflexionar sobre la formación y desarrollo profesional de gestores del deporte, teniendo como base la Teoría del Aprendizaje de Knud Illeris. Inicialmente hubo la preocupación de abordar el gestor deportivo y sus competencias. En la secuencia se resaltó que las dimensiones de contenido, incentivo e interacción son imprescindibles para ocurrir el desarrollo profesional de los gestores. Mientras que en el ambiente educativo, la formación del gestor deportivo en Brasil se concentra en los cursos de graduación en Educación Física y Deporte, el ambiente de trabajo es donde van a desarrollar aprendizajes específicos para su actuación. Se espera que este ensayo estimule la reflexión de los lectores sobre los aprendizajes que el gestor deportivo está inserto, así como pueda suscitar nuevos cuestionamientos y avances en el área de la gestión del deporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Teixeira Quinaud, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
Leandro Carlos Mazzei, Universidade de Campinas - UNICAMP
Professor doutor do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP), campus Limeira.
Fabrício João Milan, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor doutor do curso de Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina
Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor doutor do curso de Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina
Publicado
25-04-2019
Como Citar
Quinaud, R., Mazzei, L., Milan, F., Milistetd, M., & Nascimento, J. (2019). Gestores do esporte: reflexões sobre sua formação e desenvolvimento profissional. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.52188
Seção
Ensaios