Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique

  • Selso Ananias Sitoe Universidade Estadual de Maringá
  • Renan Codonhato Universidade Estadual de Maringá
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina
  • Lenamar Fiorese Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Educação Física, Necessidades básicas, Escola

Resumo

Este estudo objetivou analisar a associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o interesse pelas aulas de educação física. Participaram 279 alunos (15,54±2,17 anos) de escolas públicas da cidade de Maputo-Moçambique. Instrumentos: Ficha de Caracterização e Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (BPNES). Análise: foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e Regressão Logística Binária (p<0,05). Resultados: observou-se associação positiva entre a satisfação da necessidade de competência e o interesse pelas aulas (Razão de chance=4,10). Conclusão: as estratégias de ensino que valorizam o sentimento de competência dos alunos podem ser importantes para aprimorar a motivação destes para a prática de atividades físicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selso Ananias Sitoe, Universidade Estadual de Maringá
Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá
Área: Desempenho Humano e Atividade Física
Renan Codonhato, Universidade Estadual de Maringá
Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
Área: Desempenho Humano e Atividade Física
Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina
Doutor em Educação Física (UFSC)
Professor do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
Área: Práticas Sociais em Educação Física
Lenamar Fiorese, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em Ciência do Movimento Humano (UFSM)
Professora do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
Área: Desempenho Humano e Atividade Física
Publicado
27-06-2019
Como Citar
Sitoe, S., Codonhato, R., Both, J., & Fiorese, L. (2019). Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.52072
Seção
Artigos Originais