O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil

Autores

  • Carolina Barbosa da Silva Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Márcia Buss-Simão Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51828

Palavras-chave:

Pedagogia, Currículo, Corpo

Resumo

O presente artigo apresenta o lugar do corpo nas bases curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais do Brasil e as concepções privilegiadas. Para o levantamento dos dados nos currículos dos cursos de Pedagogia, utilizou-se para a busca das disciplinas as palavras-chave: corpo, movimento e educação física. Para a organização dos dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo, por meio dessa Técnica definiu-se o corpus de análise, agrupando as disciplinas em cinco categorias de análise que revelam as concepções de corpo presentes nos currículos. As análises evidenciam que a temática do corpo está presente em 27 disciplinas nos currículos dos cursos de Pedagogia em 18 universidades federais no Brasil de um total de 33 currículos disponíveis no Banco de Dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Barbosa da Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduada em Educação Física e Esporte (2007) pela UNISUL ? Universidade do Sul de Santa Catarina de Tubarão. Mestrado em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul - PPGE/Unisul. Especialização em MBA de Dança pela Faculdade Inspirar do Paraná (2012). Especialização em Atividade Física Adaptada e Saúde pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (2010) Graduanda do curso de Nutrição na Unisul ? Universidade do Sul de Santa Catarina de Tubarão. Atualmente é professora de graduação nos cursos de Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado da Unisul de Tubarão nas disciplinas de: Ginástica, Atividades Rítmicas e Atividade Física e Esportiva para Pessoas com Deficiência. É coordenadora e coreógrafa da Unisul Cia de Dança da Unisul de Tubarão e professora de dança no Colégio Santíssimo Sacramento e na COMBEMTU - Associação de Atendimento a Criança e ao Adolescente. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Dança, Ginástica, Musculação e Exercícios Físicos Adaptados, atuando principalmente nos seguintes temas: dança para Corpo Coreográfico de Banda Marcial, dança escolar nos níveis de educação infantil e ensino fundamental, dança espetáculo a partir dos 7 anos, exercícios físicos para a 3ª Idade, ginástica de academia, musculação e Zumba Fitness.

Márcia Buss-Simão, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL.

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).

Downloads

Publicado

2019-09-06

Como Citar

SILVA, C. B. da; BUSS-SIMÃO, M. O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.51828. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51828. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais