Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial

  • José Carlos dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Simone Silva Santos Nery Universidade Federal do Federal do Piauí
  • Agda Pereira Nunes Universidade Federal do Piauí
  • Regina Rovigati Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Aline de Freitas Brito Universidade de Pernambuco
Palavras-chave: Conhecimentos, Formação Profissional, Percepção.

Resumo

O estudo evidenciou as percepções dos professores de Educação Física formados pela UFPI, acerca dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. A pesquisa de origem qualitativa com objetivo descritivo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a 55 professores. A interpretação foi via técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Os resultados mostraram que os conhecimentos no campo da saúde foram pouco explorados (83,64%). Na educação, houve pouca exploração quanto aos processos pedagógicos (70,91%). Os conhecimentos e habilidades específicas valorizavam o saber-fazer (67,27%). Evidenciamos que houve fragilidades relacionadas aos conhecimentos adquiridos e percebemos pelas falas e argumentos dos sujeitos que tudo direcionava-se para um mesmo universo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor de Educação Física
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro -UFTM.
Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Técnico em Arte Dramático formado pela Escola Técnica de Teatro José Gomes Campos.Atualmente vem realizando pesquisas sobre: Teorias e Práticas pedagógicas em Educação Física, Dança e Corporeidade, Formação Profissional em Educação Física, Educação Física e Saúde na escola, Educação Física e Inclusão Social. Pesquisador membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO, trabalhando em colaboração com o Professor Doutor e Pesquisador Wagner Wey Moreira e com a Professora Dra. Regina Simões. Tem experiências nas áreas de Educação Física com ênfase em: Educação Física Escolar, Capoeira, Dança, Ginástica, Recreação, Preparação Corporal. Experiências na área de Arte Dramática: Teatro, Dança, Teatro-Musical e Expressão corporal.

http://lattes.cnpq.br/2034854800896285

Simone Silva Santos Nery, Universidade Federal do Federal do Piauí

Graduada do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Aluna bolsista do Programa de Iniciação Científica ICV/UFPI. Atualmente participo em conjunto com a professora doutora Aline de Freitas Brito e com os professores José Carlos dos Santos e Erika Priscila de Sousa Silva, na qual realizamos produções acadêmicas nas áreas: Teorias e Praticas Pedagógicas em Educação Física, Formação Docente, Dança e Corporeidade, Formação Profissional em Educação Física, Educação Física e Saúde na Escola, Educação Física e Inclusão Social . Tem experiência na área de Educação Física com: musculação e ginastica de academia. 

http://lattes.cnpq.br/6142970722874647

Agda Pereira Nunes, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (2016). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Participou do Programa Institucional de Bolsa à Docência – PIBID, durante 2 anos.

http://lattes.cnpq.br/6952509952926902

Regina Rovigati Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979); Especialização em Motricidade Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987); Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Pós-Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (2016). Atuou, além da graduação no Programa de Mestrado em Educação Física na Universidade Metodista de Piracicaba (1980-2008) e na Universidade Federal do Pará (2008-2010), nos programas de Mestrado e Doutorado em Educação. Foi coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba (1993-2012) e Diretora da Faculdade de Educação Física. Atualmente é docente do curso de graduação e do Mestrado de Educação Física e também do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM com atuação na linha de pesquisa Atuação e Formação Profissional e na de Fundamentos e Práticas Educacionais. É lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/UFTM. O campo de investigação é com ênfase nos seguintes temas: formação e atuação profissional, escola, ginástica, corpo, idade madura e idoso.

http://lattes.cnpq.br/7770158896621784

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ (1978), graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco (1983), mestrado em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (1985), doutorado em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas da Educação e Educação Física, sendo ai Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas científicas da área da Educação Física e Desporto e da Educação. Já orientou 75 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado defendidas e aprovadas. Publicou mais de uma dezena de livros, alguns já com elevado número de edições, dos quais se destacam: Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI (Papirus); Coleção (4 livros) da Educação Física para a Educação Básica (Cortez); em companhia de Jorge Olímpio Bento - Homo Sportivus: o humano no homem (Casa da Educação Física).Tem experiência nas áreas da Educação e da Educação Física e Desporto, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, desporto, educação física escolar, formação profissional e pedagogia do movimento. Como base epistemológica, desenvolve trabalhos associando Educação, Educação Física e Desporto com a fenomenologia (em especial Merleau-Ponty) e com as teorias da complexidade (em especial Morin) . E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Graduação e Mestrado em Educação Física e do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM. E Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq

http://lattes.cnpq.br/5798244047692726

Aline de Freitas Brito, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado em Educação Física na linha de pesquisa Inter-relação Atividade Física e Saúde pela UPE/UFPB (2011) e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal do Piauí (2014), com área de concentração em Farmacologia. Estagiou por três anos na Divisão de Educação Física do Hospital Universitário da UFPB, com consultas e prescrição a pacientes hipertensos e programa de reabilitação cardiovascular. Tem como linhas de pesquisa: respostas hemodinâmicas, modulação autonômicas cardíaca e respostas vasculares dos músculos lisos em respostas ao Exercício Físico. Atualmente encontra-se atuando na Universidade de Pernambuco como professora efetiva na Escola Superior de Educação Física, nas disciplinas de Composição Corporal e Fisiologia Humana

 Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5110707042705139

Publicado
18-04-2019
Como Citar
Santos, J., Nery, S., Nunes, A., Simões, R., Moreira, W., & Brito, A. (2019). Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51619
Seção
Artigos Originais