As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física

  • Camila Rinaldi Bisconsini Universidade Estadual de Maringá
  • Arestides Pereira da Silva Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Formação docente, Educação Física, Competências, Práticas curriculares.

Resumo

O artigo apresenta características profissionais das dimensões da competência docente a partir da perspectiva de acadêmicos e professores de um curso de Licenciatura em Educação Física. A pesquisa é do tipo descritiva de característica qualitativa, na qual participaram, por meio de entrevista semiestruturada, 41 acadêmicos formandos e 18 professores. Para tratar os dados, procedeu-se à análise de conteúdo com suporte do software NVivo 10. Os resultados demonstram diversas características do perfil docente, a partir das dimensões: ética, política, estética e técnica, sendo esta última a mais expressiva nas entrevistas. Os dados confirmam que as práticas curriculares fortalecem a relação dos licenciandos com as escolas e contribuem para a aprendizagem dos saberes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Física (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL).

http://lattes.cnpq.br/2170248293311171

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Doutor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, coordenador do curso de Educação Física - Licenciatura, Campus Marechal Cândido Rondon. 

http://lattes.cnpq.br/2172035925617965

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professor Doutor efetivo na Universidade Estadual de Maringá.

Departamento de Educação Física.

http://lattes.cnpq.br/5845836567219056

Publicado
29-03-2019
Como Citar
Bisconsini, C., Silva Júnior, A., & Oliveira, A. (2019). As dimensões da competência e a prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51030
Seção
Artigos Originais