ANÁLISE DAS SEQUENCIAS TÁTICAS OFENSIVAS DAS CATEGORIAS SUB-15 E SUB-17 DE UM CLUBE PROFISSIONAL DE FUTEBOL BRASILEIRO

  • Luan Antonio Corá Silveira Universidade Estadual de Maringá
  • Vanessa Menezes Menegassi Universidade Estadual de Maringá
  • Leandro Rechenchosky Universidade Estadual de Maringá
  • Augusto Oliveira Coritiba Football Club
  • Wilson Rinaldi Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo Henrique Borges Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Futebol, Adolescente, Esportes Juvenis.

Resumo

Resumo: O estudo investigou as sequências táticas ofensivas das categorias sub-15 e sub-17 de um clube de futebol profissional. A análise de 147 sequências foi feita por meio do software Match Vision Studio Premium®, utilizando as variáveis propostas por Garganta (1997) e Almeida (2010). Não foram identificadas diferenças significativas nos comportamentos táticos das duas categorias. Foram verificadas correlações significativas entre o tempo de realização do ataque e o número de passes, número de jogadores, número de contatos com a bola e número de trocas de corredores (r > 0,81). Os resultados sugerem que há coerência do clube quanto às ideias de jogo trabalhadas com as categorias e que tempo de realização do ataque está relacionado com o modelo de jogo destas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Antonio Corá Silveira, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmico de graduação em Educação Física. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Futebol. Universidade Estadual de Maringá.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9899931772291909

Vanessa Menezes Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda. Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Futebol. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5635904267734119

Leandro Rechenchosky, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando. Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Futebol.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9562645672228550

Augusto Oliveira, Coritiba Football Club

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Maringá. Especialista em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa. Diretor de futebol do Coritiba Football Club.

 

Lattes: não possui

Wilson Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá

Doutor. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Futebol.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3678615902015128

Paulo Henrique Borges, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando. Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Professor colaborador do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Futebol e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Exercício.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8414808588146463

Publicado
27-12-2018
Como Citar
Silveira, L. A. C., Menegassi, V. M., Rechenchosky, L., Oliveira, A., Rinaldi, W., & Borges, P. H. (2018). ANÁLISE DAS SEQUENCIAS TÁTICAS OFENSIVAS DAS CATEGORIAS SUB-15 E SUB-17 DE UM CLUBE PROFISSIONAL DE FUTEBOL BRASILEIRO. Pensar a Prática, 21(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.51004
Seção
Artigos Originais