Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores

  • Ariane Dias Farias Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Jaqueline Beck Rodrigues Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Simone Lara Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Susane Graup Curso de Educação Física Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Rodrigo de Souza Balk Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Lilian Pinto Teixeira Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
Palavras-chave: Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Dias Farias, Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa
Jaqueline Beck Rodrigues, Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa
Simone Lara, Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
doutora em educação em ciências, mestre em fisiologia humana, docente do curso de fisioterapia da UNIPAMPA.
Susane Graup, Curso de Educação Física Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
Doutora em Engenharia de Produção, Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana
Rodrigo de Souza Balk, Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica, Docente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa
Lilian Pinto Teixeira, Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
Fisioterapeuta do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa Uruguaiana
Publicado
02-08-2019
Como Citar
Farias, A., Rodrigues, J., Lara, S., Graup, S., Balk, R., & Teixeira, L. (2019). Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.50733
Seção
Artigos Originais