Nível de intensidade nas aulas de educação física do ensino fundamental

  • Fernando Vian Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Augusto Pedretti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Júlio Brugnara Mello Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Naildo Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Panosso da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Adroaldo Cezar Araujo Gaya Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Educação Física., Esforço físico., Ensino fundamental e médio.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever os níveis de intensidade das aulas de Educação Física de escolares do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e corte transversal. A escola foi selecionada por conveniência. Foram avaliadas 11 aulas, de uma turma do oitavo ano. As variáveis do estudo foram: as atividades em que os escolares estavam envolvidos, frequência cardíaca, velocidade e a distância percorrida. Para o tratamento dos dados foram utilizadas técnicas descritivas. Apenas 31 minutos foram aproveitados do período total da aula, os alunos permaneceram 19 minutos em intensidade muito baixa e baixa. Sendo assim, as evidências indicam que as aulas são pouco aproveitadas e os esforços físicos realizados com intensidade alta caracterizaram-se como de curta duração.

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Publicado
29-03-2019
Como Citar
Vian, F., Pedretti, A., Mello, J., Silva, N., da Silva, L., & Araujo Gaya, A. (2019). Nível de intensidade nas aulas de educação física do ensino fundamental. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.50582
Seção
Artigos Originais