A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO

  • Patricia Machado da Silva http://orcid.org/0000-0002-3336-9993
  • Mario Renato Azevedo Júnior Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Educação Física, Formação Inicial, Ensino dos Esportes, Saberes Docentes.

Resumo

O objetivo foi identificar as estratégias de ensino de esportes coletivos utilizadas por estudantes no estágio supervisionado do 6º ao 9º ano de duas universidades federais e verificar o que influenciou nessa escolha: disciplinas, experiências esportivas pré-formação profissional e/ou as experiências de ensino durante a formação inicial. Realizou-se estimulação da recordação, entrevista e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso. Metade dos estagiários optou por métodos mais tradicionais. Todas as variáveis estudadas influenciaram nas escolhas didático-metodológicas dos estagiários. As disciplinas do curso de graduação e as experiências de prática docente parecem auxiliar na ressignificação dos saberes produzidos nas experiências pré-formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Machado da Silva

Mestra em Educação Física - UFPel

Pelotas,RS,Brasil

patriciamachadodasilva@hotmail.com

Mario Renato Azevedo Júnior, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Epidemiologia - UFPel

Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel

Pelotas, RS,Brasil

mrazevedojr@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/3993714605174579

Publicado
27-12-2018
Como Citar
Machado da Silva, P., & Azevedo Júnior, M. R. (2018). A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO. Pensar a Prática, 21(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.50225
Seção
Artigos Originais