SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

  • Samuel Nascimento de Araújo Prefeitura Municipal de Guarani das Missões (RS) DIMEEF - GRUPO DE PESQUISA EM DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA/UFRGS.
  • Leandro Oliveira Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Fabiano Bossle Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Monocultura Esportiva, Etnografia, Cultura Escolar, Educação Física Escolar.

Resumo

A partir de uma etnografia onde visamos compreender o processo de seleção dos conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, emergem de maneira significativa o fenômeno do esporte na escola. A etnografia foi realizada em um ano letivo inteiro, de intensificada observação participante, registros em diário de campo, diálogos, entrevistas e análise de documentos. Identificamos a hegemonia de um modelo esportivista que privilegia o acesso de determinados grupos, destacando-se a formação de equipes e a representatividade da escola em eventos e a manifestação monocultural do futsal. Trata-se de uma seleção onde os estudantes, de forma arbitrária definem uma modalidade, a partir de seu gosto, e que é legitimada pelos professores, escola e comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Nascimento de Araújo, Prefeitura Municipal de Guarani das Missões (RS) DIMEEF - GRUPO DE PESQUISA EM DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA/UFRGS.

Professor de Educação Física da rede municipal de ensino em Guarani das Missões (RS).

Membro do DIMEEF (Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino da Educação Fìsica).

Mestre em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

< http://lattes.cnpq.br/7087249213667206>

Leandro Oliveira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (ESEFID/UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2014). Especialista em Fisiologia do Exercício e do Desporto pela UNIVATES (2011). Licenciado em Educação Física pela UNIVATES (2007). Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS), coordenado pelo professor Fabiano Bossle. Professor de Graduação em Educação Física do Centro Universitário Univates (Lajeado/RS); professor de Educação Física da Rede de Ensino Pública (Teutônia/RS); professor de capoeira do Projeto Capoeira da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Estrela/RS).

http://lattes.cnpq.br/5053031416763217

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica.

http://lattes.cnpq.br/5973186167388983

Publicado
27-12-2018
Como Citar
Araújo, S. N. de, Rocha, L. O., & Bossle, F. (2018). SOBRE A MONOCULTURA ESPORTIVA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA. Pensar a Prática, 21(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.50175
Seção
Artigos Originais