APROPRIAÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PELO CAMPO ACADÊMICO/CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: O ESTADO DO CONHECIMENTO (2004-2016)

  • Diego Petyk de Sousa Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Érica Fernanda de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Constantino Ribeiro de Oliveira Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Alfredo Cesar Antunes Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Educação Física. Representação Social. Representações Sociais. Conhecimento.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a apropriação da Teoria das Representações Sociais pelo campo acadêmico/científico da educação física brasileira entre os anos de 2004 a 2016. Utilizou-se dos procedimentos da análise de conteúdo. Buscou-se artigos em periódicos com classificação do Qualis de educação física, disponível no Webqualis do último quadriênio, entre os estratos A2 a B2, o corpus de análise delimitou-se a 11 artigos. As categorias de análise foram: vínculo institucional; formação profissional; estrutura metodológica; construção do objeto de pesquisa em Representações Sociais. Constatou-se predominância de: produção no Sudeste; autores oriundos da educação física; opção por abordagens qualitativas; e utilização das obras de Moscovici como referencial teórico.

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Biografia do Autor

Diego Petyk de Sousa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG)

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade

diegopetyk@uol.com.br

Departamento de Educação Física

UEPG/Campus Uvaranas - Bloco G

Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa PR

Fone: (42) 3220-3140 / 3220-3141

Érica Fernanda de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestra em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG)

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade

erydepaula@hotmail.com

Departamento de Educação Física

UEPG/Campus Uvaranas - Bloco G

Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa PR

Fone: (42) 3220-3140 / 3220-3141

Constantino Ribeiro de Oliveira Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade

constantinojr@uol.com.br

Departamento de Educação Física

UEPG/Campus Uvaranas - Bloco G

Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa PR

Fone: (42) 3220-3140 / 3220-3141

Alfredo Cesar Antunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade

alfredo.cesar@hotmail.com

Departamento de Educação Física

UEPG/Campus Uvaranas - Bloco G

Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa PR

Fone: (42) 3220-3140 / 3220-3141

Publicado
27-12-2018
Como Citar
Sousa, D. P. de, Paula, Érica F. de, Oliveira Junior, C. R. de, & Antunes, A. C. (2018). APROPRIAÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PELO CAMPO ACADÊMICO/CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: O ESTADO DO CONHECIMENTO (2004-2016). Pensar a Prática, 21(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.49647
Seção
Artigos Originais