A contribuição das vivências em dança na formação dos docentes em Educação Física

  • Iula Lamounier Lucca Centro Universitário do Leste de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-8794-8667
  • Mariana Kelly F Rosa Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste
  • Polliane Luar Alvarenga Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste
  • Patrícia Conceição Rocha Rabelo Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade Pitágoras - Betim http://orcid.org/0000-0002-7313-6553
Palavras-chave: Ciências da Saúde, Educação Física, Educação, Cultura

Resumo

A dança é um elemento da cultura corporal de movimento obrigatório nas escolas, cuja efetivação é influenciada por experiências prévias dos professores de educação física (EF). Assim, este estudo analisou as vivências de dança de graduandos em EF e a influência do curso em seu interesse pela dança. A amostra foi composta por 127 estudantes, com coleta de dados por questionário. 59,8 % dos graduandos nunca praticaram dança fora da universidade; 7,1 % começaram a praticar devido ao curso; 31,5 % gostariam de atuar com dança; 48 % passaram a gostar mais de dança devido aos espetáculos do curso. Conclui-se que a graduação viabiliza o primeiro contato com a dança à maioria dos graduandos e desperta o interesse pela modalidade, contribuindo para aplicação deste conteúdo no futuro.

Palavras-Chave: Arte. Cultura. Aprendizagem. Docentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iula Lamounier Lucca, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Professora do Curso de Educação Física do Unileste

Coordenadora do projeto de extensão: EducaDança do Unileste

http://lattes.cnpq.br/3767621508519468

Mariana Kelly F Rosa, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste
Bacharel em Educação Física
Polliane Luar Alvarenga, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste
Bacharel em Educação Física
Patrícia Conceição Rocha Rabelo, Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade Pitágoras - Betim

Doutora em Ciências do Esporte - UFMG

Membro do Laboratório de Fisiologia do Exercício da UFMG

Professora da Faculdade Pitágoras de Betim

CV http://lattes.cnpq.br/4980120727283786

Publicado
27-06-2019
Como Citar
Lucca, I., Rosa, M., Alvarenga, P., & Rabelo, P. (2019). A contribuição das vivências em dança na formação dos docentes em Educação Física. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.49360
Seção
Artigos Originais