Limiar anaeróbio em atletas de natação: uma revisão sistemática

  • Jhonny Kleber Ferreira da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Alysson Afonso Nadalin Enes Universidade Federal do Paraná
  • Poliana de Lima Costa Universidade Federal do Paraná
  • Danilo Leonel Alves Universidade Federal do Paraná
  • Rafael Octaviano de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Raul Osiecki Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Natação, limiar anaeróbio, aptidão física

Resumo

O objetivo desta revisão sistemática foi relatar os métodos utilizados na literatura para a identificação do limiar anaeróbio em nadadores e, verificar a existência de possíveis lacunas que justifiquem a realização de novos estudos. Buscaram-se artigos nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Web Of Science, Scielo e Science Direct. O Protocolo de 200m é o mais utilizado, indicando ser o mais adequado para grupos de provas distintas. Porém, constatamos que a literatura carece de delineamentos adequados para cada estilo de nado, assim como para a especialidade de cada atleta. Concluímos que é possível utilizar diferentes métodos para identificação do limiar anaeróbio, proporcionando o uso deste para a prescrição e controle do treinamento de nadadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhonny Kleber Ferreira da Silva, Universidade Federal do Paraná
Mestrando em Desempenho Esportivo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Centro de Estudos da Performance Física (CEPEFIS/UFPR).
Alysson Afonso Nadalin Enes, Universidade Federal do Paraná
Graduando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro voluntário do Centro de Estudos da Performance Física (CEPEFIS/UFPR).
Poliana de Lima Costa, Universidade Federal do Paraná
Mestre em Desempenho Esportivo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Centro de Estudos da Performance Física (CEPEFIS/UFPR).
Danilo Leonel Alves, Universidade Federal do Paraná
Doutorando em Desempenho Esportivo pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Centro de Estudos da Performance Física (CEPEFIS/UFPR).
Rafael Octaviano de Souza, Universidade Federal do Paraná
Doutorando em Desempenho Esportivo pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Centro de Estudos da Performance Física (CEPEFIS/UFPR).
Raul Osiecki, Universidade Federal do Paraná
Professor efetivo do Programa de Pós Graduação e do Curso de Bacharelado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Coordenador e Fundador do CEPEFIS - Centro de Estudos da Performance Física.
Publicado
18-10-2019
Como Citar
da Silva, J., Enes, A., Costa, P., Alves, D., de Souza, R., & Osiecki, R. (2019). Limiar anaeróbio em atletas de natação: uma revisão sistemática. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.49298
Seção
Artigos de Revisão