Análise praxiológica do voleibol sentado: elementos para o processo de ensino-aprendizagem a partir da lógica interna

  • Felipe Menezes Fagundes Universidade Federal de Santa Maria
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Voleibol Sentado, Esporte, Praxiologia Motriz, Ensino

Resumo

Esse ensaio objetiva identificar os elementos relevantes da lógica interna do Voleibol Sentado para o processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma pesquisa teórica e de uma análise praxiológica, evidenciou-se características do Voleibol Sentado, com base em artigos científicos sobre o tema e pela ferramenta de análise Universais da Praxiologia Motriz. Como resultados, salienta-se o protagonismo das interações motrizes para organização do jogo e atuação dos jogadores, a necessidade de conhecer as possibilidades de ação dos papeis e subpapeis e a pertinência da leitura de jogo e da interpretação dos comportamentos motores. Por fim, sintetizou-se esses conhecimentos referentes a lógica interna do Voleibol Sentado para o processo de ensino-aprendizagem para além do tecnicismo.

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Biografia do Autor

Felipe Menezes Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-graduação na Linha "Aspectos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física"

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutor pelo Institut Nacional d'Éducació Fisica de Catalunya.

Docente da Universidade Federal de Santa Maria.

Coordenador do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil

Publicado
29-03-2019
Como Citar
Fagundes, F., & Ribas, J. F. (2019). Análise praxiológica do voleibol sentado: elementos para o processo de ensino-aprendizagem a partir da lógica interna. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.48693
Seção
Ensaios