EDUCAÇÃO SOMÁTICA E DANÇA NA CONSCIÊNCIA CORPORAL

Autores

  • Nicole Rosa Cachoeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Fiamoncini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.47435

Palavras-chave:

Corpo, Dança, Estado de Consciência.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever como a educação somática e a dança podem proporcionar o desenvolvimento da consciência corporal dos participantes do projeto de extensão Vivências Corporais Lúdicas. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, na qual foi utilizado como instrumentos o diário de campo e a entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados foi por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). O estudo apontou que as vivências de educação somática despertaram nos participantes a sensação de relaxamento, relacionada ao alívio de tensões e dores, proporcionando um estado perceptivo e integral das dimensões corporais. Em relação à dança destaca-se a improvisação, a socialização, sentimento de prazer e ludicidade.

Palavras-chave: Corpo. Dança. Estado de Consciência.

This work aims to describe how the somatic education and dance can provide the development of the corporal consciousness of the participants of the extension project entitled Vivências Corporais Lúdicas. This study is characterized by an exploratory research with a qualitative approach, in which the field diary and the semi-structured interview were used as instruments. The interpretation of the data was through the Content Analysis (BARDIN, 2009). The study pointed out that the somatic education experiences awakened in the participants the sensation of relaxation, related to the relief of tensions and pain, providing a perceptive and integral state of the body dimensions. In relation to the dance, highlights improvisation, socialization and feelings of pleasure e playfulness.

Key-words: Body. Dance. State of Consciousness.

Este documento tiene por objeto describir cómo la educación somática y la danza pueden proporcionar el desarrollo de la conciencia corporal de los participantes del proyecto de ampliación Vivências Corporais Lúdicas. Este estudio se caracteriza por una investigación exploratoria con enfoque cualitativo, en la cuel fue utilizado como instrumentos el diario de campo y semi-estructurada entrevista. La interpretación de los datos fue a través del Análisis de Contenido (BARDIN, 2009). El estudio encontró que las experiencias de educación somáticas desperto en los participantes una sensación de relajación, relacionados con el estrés aliviar el dolor y proporcionar un estado perceptivo y completa de las dimensiones corporales. En cuanto a la improvisación de danza destaca, socialización, sensación de placer y alegría.

Palabras-clave: Cuerpo. Danza. Estado de conciencia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Rosa Cachoeira, Universidade Federal de Santa Catarina

raduada no curso de Educação Física - Bacharelado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área da Ginástica e da Dança como professora e bailarina, com ênfase na dança contemporânea e na dança jazz. Atualmente participa de uma companhia de dança que realiza espetáculos por meio de pesquisas na área do corpo, com bases na dança contemporânea e nas danças urbanas. É professora de ginástica no projeto de extensão (Vivências Corporais Lúdicas) voltado para o público idoso, na Universidade Federal de Santa Catarina. Já participou de diversos cursos de dança, como no Festival de Dança de Joinville, e outras experiencias na área da Improvisação, Contato Improvisação, buscando sempre capacitações. Ministrou alua de jazz no projeto de extensão da UFSC, Dança Poesia e Movimento.Participou também como monitora de uma pesquisa de Doutorado em Dança Contemporânea da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e como monitora na disciplina de Teoria e Metodologia da Ginástica. Além de possuir o curso de formação completa no Método Pilates e outras capacitações na área da ginástica e expressão corporal.

Luciana Fiamoncini, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Especialista em Educação Física Escolar (1996), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutora em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2015). É professora efetiva do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do LaboMídia/UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dança; educação física; formação; improvisação; criatividade; expressividade.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

CACHOEIRA, N. R.; FIAMONCINI, L. EDUCAÇÃO SOMÁTICA E DANÇA NA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i3.47435. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/47435. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais