Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática

  • Adair João Rachadel Arouca
  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira UDESC
  • Marilia Pinto Garcia Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Alzira Isabel da Rosa Prefeitura Municipal de São José - SC
  • Gelcemar Oliveira Farias UDESC
Palavras-chave: Mobilidade ocupacional, Docentes, Educação Física e Treinamento, Revisão

Resumo

Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a produção científica na área da Educação Física sobre professores iniciantes na carreira docente. As bases de dados selecionadas foram LILACS, SCIELO, EBSCO, SCOPUS, WEB OF KNOWLEDGE e BANCO DE TESES. Os resultados indicaram que os estudos encontrados são prioritariamente a partir de 2010, concentrados na região sul do Brasil, tendo como foco a análise da prática pedagógica, o fazer cotidiano, bem como a qualidade de vida dos professores. Os estudos são em sua maioria qualitativos, utilizando-se de questionário e entrevistas para coleta de dados. Conclui-se, que existe a necessidade de a comunidade científica direcionar a suas investigações para este tema, associando a diferentes realidades e variáveis que possam existir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair João Rachadel Arouca
Professor de Educação Física
Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, UDESC

Mestrando em Ciências do Movimento pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis SC.

Marilia Pinto Garcia, Fundação Catarinense de Educação Especial

Mestre em Educação Física. Professora da Fundação Catarinense de Educação Especial. 

Alzira Isabel da Rosa, Prefeitura Municipal de São José - SC

Mestre em Educação Física. Professora da Rede pública municipal de São José.

Gelcemar Oliveira Farias, UDESC

Doutora em Educação Física. Professora do curso de licenciatura em Educação Física e do PPGCMH da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Publicado
29-03-2019
Como Citar
Arouca, A. J., Pereira, M. P., Garcia, M., Rosa, A., & Farias, G. (2019). Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.46006
Seção
Artigos de Revisão