ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015)

  • Ana Luiza Barbosa Anversa Universidade Estadual de Maringá, Faculdade Metropolitana de Maringá.
  • Juliana Dias Boaretto Universidade Estadual de Maringá.
  • Arestides Pereira da Silva Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Camila Rinaldi Bisconsini Universidade Estadual de Maringá.
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Educação Física, Escola, Publicação.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as produções científicas sobre a Educação Física Escolar (EFE) em periódicos da área, no período entre 2010 e 2015. Realizou-se um mapeamento em sete periódicos científicos, a partir do descritor “Educação Física Escolar”. Para análise utilizou-se as frequências e o teste Qui-quadrado de Pearson (p≤ 0,05). Dos 2.711 artigos analisados, 253 abordaram a temática EFE. Constatou-se que nos últimos anos ocorreu um aumento de publicações sobre a temática em periódicos Qualis B2 e que há associação significativa entre o ano de publicação e o Qualis do periódico (p = 0,0001). Considerando a importância de estudos e publicações sobre EFE, faz-se necessário fomentar pesquisas que atendam às especificidades da área.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá, Faculdade Metropolitana de Maringá.

Mestre em Educação Física pelo  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Departamento de Educação Física, Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário Maringá - Paraná - Brasil CEP 87020-900. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física e professora do curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana de Maringá. 

 
Juliana Dias Boaretto, Universidade Estadual de Maringá.
Mestre em Educação Física pelo  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Departamento de Educação Física, Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário Maringá - Paraná - Brasil CEP 87020-900. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física.
Arestides Pereira da Silva Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Doutor em Educação Física pelo  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Departamento de Educação Física, Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário Maringá - Paraná - Brasil CEP 87020-900. Professor do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Maringá.
Mestre em Educação Física pelo  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Departamento de Educação Física, Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário Maringá - Paraná - Brasil CEP 87020-900. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física.
Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina
Doutor em Educação Física pela  Universidade Federal de Santa Catarina. Universidade Estadual de Londrina, Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445 Km 380 - Campus Universitário, CEP 86051-990 - Londrina - PR. Professor do  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física.
Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
Doutor em Educação Física pela  Universidade Estadual de Campinas.  Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário Maringá - Paraná - Brasil CEP 87020-900. Professor do  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física.
Publicado
29-06-2018
Como Citar
Anversa, A., Boaretto, J., da Silva Junior, A., Bisconsini, C., Both, J., & Bássoli de Oliveira, A. (2018). ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015). Pensar a Prática, 21(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.46004
Seção
Artigos Originais