Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores

  • Guy Ginciene ESEFID/UFRGS
  • Affonso Manoel Righi Lang UNESP - Rio Claro
  • Larissa Rafaela Galatti FCA- UNICAMP
  • Fernando Jaime González UNIJUÍ
  • Suraya Cristina Darido UNESP - Rio Claro
Palavras-chave: Educação Física, Pedagogia do esporte, tênis, ensino.

Resumo

O objetivo desse artigo foi o de analisar a prática pedagógica das aulas de tênis de um clube tradicional no ensino da modalidade, a partir do discurso e da prática de professores experientes na modalidade. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três partes: aproximação com o campo de pesquisa,  observações sistemáticas das aulas de tênis e entrevistas semiestruturadas com os professores. Constatou-se que as aulas de tênis possuem características tradicionais centradas no ensino do gesto técnico descontextualizado da situação de jogo, embora os professores tenham esboçado no nível do discurso algumas compreensões sobre as novas proposições para tratar esta modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guy Ginciene, ESEFID/UFRGS
Professor Adjunto Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4920258823233058

Affonso Manoel Righi Lang, UNESP - Rio Claro

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1977614326351106

Larissa Rafaela Galatti, FCA- UNICAMP

Doutora em Educação Física. Docente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3409947437523352

Fernando Jaime González, UNIJUÍ

Doutor em Ciência do Movimento Humano. Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Pedagogia, Curso de Educação Física.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/2914978770769541

Suraya Cristina Darido, UNESP - Rio Claro

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Docente do Departamento de Educação Física da UNESP - Rio Claro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1055731898835975

Publicado
18-04-2019
Como Citar
Ginciene, G., Lang, A., Galatti, L., González, F., & Darido, S. (2019). Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores. Pensar a Prática, 22. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.45362
Seção
Artigos Originais