SOBRE VÍDEOS DO YOUTUBE RELACIONADOS À CONFECÇÃO DE IMPLEMENTOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA

  • Thiago Lucas De Castro Unesp-Universidade EstadualPaulista-campus de Rio Claro
  • Sara Quenzer Matthiesen Unesp-Universidade EstadualPaulista-campus de Rio Claro http://orcid.org/0000-0001-6005-5271
  • Guy Ginciene Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira (ASSER).
Palavras-chave: Atletismo, Educação Física, Ensino.

Resumo

Com o objetivo de investigar vídeos do Youtube sobre implementos adaptados de atletismo, essa pesquisa teve duas etapas: 1. identificação de vídeos sobre a confecção de implementos adaptados ao atletismo; 2. catalogação dos vídeos, organizando-se um banco de dados. No total, foram  28 os vídeos do Youtube, sendo:  6 de barreira, 4 de martelo, 6 de dardo, 2 de disco, 5 de peso, 2 de bastão, 1 de raia e 2 que envolvem a confecção de dois ou mais implementos, organizados em duas categorias de acordo com as características dos materiais. Os resultados revelaram que os vídeos do Youtube podem contribuir como um recurso importante para a difusão e confecção de implementos adaptados utilizando-se diferentes materiais que ampliam as possibilidades de ensino desse conteúdo na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Lucas De Castro, Unesp-Universidade EstadualPaulista-campus de Rio Claro
Discente do Bacharelado em Educação Física da Unesp-Rio Claro e membro do GEPPA-Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em Atletismo cadastro no CNPq.
Sara Quenzer Matthiesen, Unesp-Universidade EstadualPaulista-campus de Rio Claro

Docente do Departamento de Educação Física da UNEsp-Rio Claro; Doutora em Educação; Coordenadora do GEPPA-Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em Atletismo; Pesquisadora da área do pensamento reichiano

Guy Ginciene, Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira (ASSER).
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP. Atualmente faz pós doutorado no Departamento de Educação Física da UNESP-Rio Claro. E é docente do curso de Licenciatura em Educação Física na Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira (ASSER), atuando principalmente nos seguintes temas: atletismo, tênis, educação física escolar, pedagogia do esporte.
Publicado
29-06-2018
Como Citar
De Castro, T. L., Matthiesen, S. Q., & Ginciene, G. (2018). SOBRE VÍDEOS DO YOUTUBE RELACIONADOS À CONFECÇÃO DE IMPLEMENTOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA. Pensar a Prática, 21(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.45317
Seção
Artigos Originais