MOTIVAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA: OS PROJETOS DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Bruna Freitas Romero Universidade Estadual de Campinas
  • Gabriela Kaiser Fullin Castanho Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)
  • João Guilherme Cren Chiminazzo Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)
  • Júlia Barreira Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)
  • Paula Teixeira Fernandes Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.44134

Palavras-chave:

Atividade física, Motivação, Universidade, Psicologia do Esporte.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi identificar os principais fatores que motivam alunos dos Projetos de Extensão da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas a praticarem atividade física. O instrumento utilizado foi o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54), que abrange seis dimensões da motivação (Controle do Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer). Foram avaliados 173 sujeitos, entre 18 e 40 anos, das diferentes modalidades oferecidas pelo projeto. Como resultado geral, verificou-se que a Saúde e o Prazer são os principais motivos para a prática da atividade física, seguidos pelo Controle do Estresse e Estética, Sociabilidade e Competitividade. Ressalta-se a importância de pesquisas assim tanto para a área da Educação Física em geral, quanto para aqueles que trabalham diretamente no oferecimento dessas atividades, pois possibilita a criação de estratégias que mantenham os alunos motivados para a prática de atividade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Freitas Romero, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Gabriela Kaiser Fullin Castanho, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, aprimoramento em "Nutrição e Dietética Preventiva e Desportiva" no Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição - CeMENutri, especialização em "Exercício físico, nutrição e medicina na saúde e no esporte" - Unesp Botucatu e em "Fisiologia do Exercício" na Unifesp, mestrado pela Faculdade de Educação Física - UNICAMP. Atualmente nutricionista da Prefeitura de Campinas e doutoranda em Educação Física na UNICAMP. Atuou em clínica particular, academias e escolas. Tem experiência nas áreas: doenças crônicas não transmissíveis, síndrome metabólica, nutrição esportiva, educação nutricional infantil e adulta, saúde pública e segurança alimentar.

João Guilherme Cren Chiminazzo, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001), especialização em Fisiologia do Exercício: Prescrição do Exercício pela Universidade Estácio de Sá (2013) e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é moderador lista de tênis de campo do Centro Esportivo Virtual, diretor de esporte do Instituto Brasileiro de Ciências do Esporte e Saúde e moderador lista de badminton do Centro Esportivo Virtual. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no treinamento esportivo e na iniciação, atuando principalmente nos seguintes temas: badminton, futebol, avaliação física, tênis de campo e futsal.

Júlia Barreira, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Paula Teixeira Fernandes, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Psicóloga formada em 1997 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências Médicas - Neurociências, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Ciências do Esporte e Coordenadora Associada da Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Trabalha com Psicologia do Esporte, Psicologia do Comportamento e Neurociências, atuando principalmente nas áreas relacionadas à: avaliação psicológica e cognitiva, qualidade de vida, depressão, ansiedade e neurociências. Atua também em parceria com a FCM UNICAMP nas seguintes áreas: Neurologia (Doença de Alzheimer e Comprometimento Cognitivo Leve, Epilepsia e AVC) e em doenças reumáticas, ressaltando a relação destas doenças com a atividade física. Foi, por duas gestões, presidente da ASPE, Assistência à Saúde de Pacientes Com Epilepsia. 

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

ROMERO, B. F.; FULLIN CASTANHO, G. K.; CREN CHIMINAZZO, J. G.; BARREIRA, J.; FERNANDES, P. T. MOTIVAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA: OS PROJETOS DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.44134. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/44134. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais