CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Autores

  • José Carlos dos Santos
  • Janete de Páscoa Rodrigues
  • Simone Silva Santos Nery
  • Érika Priscila de Sousa Silva
  • Agda Pereira Nunes
  • Aline de Freitas Brito Atualmente encontra-se atuando na Universidade Federal do Piauí como professora efetiva em regime de Dedicação Exclusiva na área de Educação Física, nas disciplinas de Estágio Supervisionado e Metodologia do Ensino da Educação Física, com lotação no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.43885

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Física, Ensino, Formação Profissional, Metodologia.

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as contribuições da dança na formação inicial de professores de Educação Física que fazem parte do projeto “Corpo de Dança da UFPI”. A pesquisa qualitativa caracteriza-se como analítica descritiva. A coleta dados foi realizada por meio de um questionário misto aplicado junto à amostra constituída por 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI que participam do Projeto “Corpo de Dança da UFPI”. Os resultados da pesquisa mostraram que os acadêmicos investigados perceberam que a dança contribuiu de maneira satisfatória na vida profissional, e ainda os possibilitaram vivenciar inúmeras experiências que foram além da Dança. Conclui-se, portanto, que a participação no Corpo de Dança da UFPI proporciona aos alunos de Educação Física uma melhor capacidade de solucionar problemas e construir suas próprias estratégias de ensino. Uma vez que o mesmo pode gerar campo de trabalho, um maior conhecimento por parte dos estudantes sobre como se configura o trabalho do docente de educação física com a dança.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos dos Santos

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Técnico em Arte Dramática formado, com habilitação em Teatro e Dança pela Escola Técnica de teatro Gomes Campos. Foi bolsista do PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA - ICV/UFPI. Atualmente trabalha em conjunto com a Professora/Pesquisadora Doutora Aline de Freitas Brito e com as Professoras Simone Silva Santos Nery e Érika Priscila de Sousa Silva, realizando pesquisas sobre: Teorias e Práticas pedagógicas em Educação Física, Dança e Corporeidade, Formação Profissional em Educação Física, Educação Física e Saúde, Educação Física e Inclusão Social. Tem experiências nas áreas de Educação Física com: Capoeira, Dança, Ginástica, Recreação, Preparação Corporal. Experiências na área de Arte Dramática: Teatro, Dança, Teatro-Musical e Expressão corporal. 

Janete de Páscoa Rodrigues

Possui graduação em Licenciatura em Educação Físca pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2006). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência nas áreas de Educação Física e da Comunicação (processos midiáticos), com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção e recepção de sentidos midiáticos, dança e metodologia da pesquisa cientifica. 

Simone Silva Santos Nery

Graduada do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Aluna bolsista do Programa de Iniciação Científica ICV/UFPI. Atualmente participo em conjunto com a professora doutora Aline de Freitas Brito e com os professores José Carlos dos Santos e Erika Priscila de Sousa Silva, na qual realizamos produções acadêmicas nas áreas: Teorias e Praticas Pedagógicas em Educação Física, Formação Docente, Dança e Corporeidade, Formação Profissional em Educação Física, Educação Física e Saúde na Escola, Educação Física e Inclusão Social . Tem experiência na área de Educação Física com: musculação e ginastica de academia. 

Érika Priscila de Sousa Silva

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Piauí. Técnica em Administração pelo Instituto Federal do Piauí. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Foi aluna bolsista do Programa de Iniciação Científica Voluntária – ICV/UFPI. Participou do Programa Ciências sem Fronteiras em Graduação Sanduíche pela Griffith University Gold Coast Campus (2014). Atualmente trabalha em conjunto com os Professores Aline de Freitas Brito, José Carlos dos Santos e Simone Silva Santos Nery, no qual realizamos pesquisas sobre> Teorias e práticas pedagógicas em Educação Física, Dança e Corporeidade, Formação Docente, Formação Profissional em Educação Física, Educação Física e Saúde, Educação Física e Inclusão Social. Tem experiência nas áreas de Educação Física com: Ginástica Laboral e Recreação.

Agda Pereira Nunes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (2016). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Participou do Programa Institucional de Bolsa à Docência – PIBID, durante 2 anos.

Aline de Freitas Brito, Atualmente encontra-se atuando na Universidade Federal do Piauí como professora efetiva em regime de Dedicação Exclusiva na área de Educação Física, nas disciplinas de Estágio Supervisionado e Metodologia do Ensino da Educação Física, com lotação no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2008), Mestrado em Educação Física na linha de pesquisa Inter-relação Atividade Física e Saúde pela UPE/UFPB (2011) e Doutorado em em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2014), com área de concentração em Farmacologia. Estagiou por três anos na Divisão de Educação Física do Hospital Universitário da UFPB, com consultas e prescrição a pacientes hipertensos e programa de reabilitação cardiovascular. Tem como linhas de pesquisa: respostas hemodinâmicas, modulação autonômica cardíaca, e respostas vasculares dos músculos lisos em resposta ao Exercício Físico. Atualmente encontra-se atuando na Universidade Federal do Piauí como professora efetiva em regime de Dedicação Exclusiva na área de Educação Física, nas disciplinas de Estágio Supervisionado e Metodologia do Ensino da Educação Física, com lotação no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Downloads

Publicado

22-12-2017

Como Citar

dos Santos, J. C., de Páscoa Rodrigues, J., Santos Nery, S. S., de Sousa Silva, Érika P., Pereira Nunes, A., & de Freitas Brito, A. (2017). CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Pensar a Prática, 20(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.43885

Edição

Seção

Artigos Originais