LAS PRÁCTICAS CORPORALES URBANAS Y SU POSIBLE INSERCIÓN EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ESCUELA SECUNDARIA
Resumo
El objetivo de este ensayo es reflexionar sobre la presencia de las práticas corporales urbanas en la educación física escolar secundaria. Vinculadas a la cultura urbana extra-escolar de los jóvenes, estas prácticas desarrollan un conjunto de procesos sociales e identitarios, y suelen ser comúnmente olvidadas o ignoradas cuando se planifican los contenidos anuales de la educación física en la escuela brasileña y argentina de hoy. Entre otras razones, quizás esto se debe a que ellas no están sistematizadas en toda su magnitud en la enseñanza formal e institucionalizadas y pueden ser conflictivas y/o confrontar algunos aspectos del sistema escolar.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).